Grupo Treini, de Ribeirão das Neves, terá nova sede em 2025

O Grupo Treini, sediado em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e que atua para eliminar barreiras e dar acesso às crianças com deficiência à educação, à saúde e, mais recentemente, ao esporte, vai ganhar uma nova sede em breve. Um prédio de dez andares já está em obras e deverá ser inaugurado no primeiro semestre do ano que vem.
A informação é do fisioterapeuta e empreendedor, Renato Loffi, que criou a empresa há sete anos. Com seu propósito transformador e inclusivo, o negócio vem crescendo ano após ano. E a meta é manter esse ritmo de crescimento – e até mesmo superá-lo, especialmente a partir da adesão e concretização de parcerias públicas, sejam elas de cunho federal, estaduais ou municipais. Mas o CEO da empresa não descarta o trabalho com escolas particulares.
“O que a gente quer é fazer com que a população tenha acessos a serviços em igualdade e oportunidade”, ressalta.
Com metodologia e desenvolvimento científico próprio, criados pelo núcleo de pesquisa e desenvolvimento da empresa, com profissionais reconhecidos em suas respectivas áreas, a Treinitec já beneficia cerca de 3 mil crianças com alguma deficiência em todo País. São programas e metodologias criadas que capacitam profissionais da saúde ou da educação para atender necessidades específicas de crianças e adolescentes com deficiência e déficit de aprendizagem.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
De acordo com o executivo, na área da saúde, a Treinitec já capacitou 1.700 profissionais, entre médicos, neuropediatras, psicopedagogos, fisioterapeutas, entre outros profissionais da saúde para atuarem com as crianças e os adolescentes com os programas desenvolvidos pelos profissionais internos.
No ramo da educação, o programa saiu da fase piloto e já está sendo oferecido comercialmente para Secretarias estaduais e municipais de educação. “Já conversamos também com o Ministério da Educação, e podemos dizer, que há um cenário político mais favorável para estas questões de inclusão”, comenta Loffi.
O próprio local onde está a atual sede empresa – e onde está sendo construída a nova – já tem um cunho inclusivo. Uma cidade sem tradição tecnológica e reconhecida pelo próprio Estado como um dos municípios de maior pobreza e um dos que possui a maior população em áreas de risco, a empresa, que ocupa uma área de mais de 5 mil metros quadrados no município, têm dado oportunidade a mais de 50 colaboradores diretos na região. Além disso, a empresa prioriza a cidade em inúmeros projetos de pesquisa e tecnologia.
Programa de esporte é nova aposta
Certos de que o treinamento intensivo favorece a plasticidade e proporciona ganhos funcionais para os que realizam, o esporte se tornou a nova área alvo das pesquisas e projetos do Grupo Treini.
Neste sentido, consultas a instituições esportivas têm demonstrado interesse em parceria nos projetos de inclusão esportiva. “Não posso revelar ainda, mas já temos sinais de que elas podem se concretizar em busca de maior acessibilidade para as crianças ao esporte”, diz Luffi. Por estar virando referência no setor, o grupo também tem atuado em consultoria no setor de acessibilidade.
Conheça os programas da empresa
- O Método Treini, criado em 2010, é destinado ao processo de Reeducação e Reabilitação Neurológica de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor por meio de uma intervenção ampla e focada;
- O Método de Integração Global (MIG), é um programa que se refere ao processo sistemático de avaliação, psicoterapia, reeducação e reabilitação no retardo psicomotor de crianças, adolescentes e jovens com Transtorno do Espectro Autista;
- O Método intensivo Naturalístico com foco na participação, o MINP, tem como objetivo identificar barreiras que limitam o desempenho nas atividades e que restringem a participação de crianças, adolescentes e jovens, bem como conhecer os facilitadores para estas atividades.
Ouça a rádio de Minas