Grupo Trigo planeja abrir 43 novas franquias das marcas Spoleto, Gendai e China in Box em Minas

O Grupo Trigo planeja inaugurar 43 franquias em Minas Gerais, com foco em Belo Horizonte e região metropolitana (RMBH) até o fim de 2026. Entre as novas unidades previstas, 20 restaurantes serão da rede de culinária italiana Spoleto, no modelo Piccolo, um formato de franquia mais acessível, e 15 operações da rede de culinária japonesa Gendai.
Já a marca China in Box, que também pertence ao Grupo Trigo, possui oito oportunidades de novas franquias registradas em Minas Gerais. A holding tem algumas grandes cidades do interior do Estado no radar, mas, neste momento, o foco do plano de expansão está na capital mineira.
Atualmente, o grupo possui 47 franquias em funcionamento em Minas, sendo 33 unidades do Spoleto, 12 restaurantes da rede de culinária chinesa China in Box e três operações da Gendai. A gerente de expansão do Grupo Trigo, Gabrieli Lima, destaca que a maioria (20 unidades) dessas operações está presente na Capital.
Ela pontua que as marcas da empresa presentes no mercado mineiro já estão bem consolidadas e vêm apresentando bons resultados de vendas com clientes fidelizados. “O mineiro já conhece as nossas marcas e os nossos produtos, que são muito bem aceitos na região”, diz.
O objetivo do grupo, segundo a gerente de expansão, é consolidar o modelo recém-lançado de franquias da marca Spoleto, o Piccolo. O formato foi pensado para quem busca um investimento menor, mas sem abrir mão da qualidade. Ele foi desenvolvido para funcionar em cidades menores, de até 200 mil habitantes, em praças de alimentação e shoppings de bairro.
Esse modelo de negócio serve para aqueles investidores que estão abrindo sua primeira franquia. Gabrieli Lima destaca que a empresa possui cerca de 30 oportunidades mapeadas em Belo Horizonte e região.
Outra aposta do Grupo Trigo para a expansão em Minas é a rede Gendai, que, segundo a dirigente, possui mais de 15 oportunidades de lançamentos mapeadas em shoppings da capital mineira e de cidades próximas. “Acreditamos muito que o público que abraçou o China in Box e o Spoleto vai abraçar o Gendai também”, declara.

O mercado mineiro está entre os cinco mais importantes para a holding do setor alimentício. A gerente de expansão do grupo reforça que o Estado será um dos grandes focos no plano de expansão da empresa para o próximo ano. Apesar dos esforços estarem concentrados na Capital e cidades da região metropolitana, Gabrieli Lima pontua que também há alguns municípios do interior no radar da franqueadora.
Dentre as cidades de maior interesse do Grupo Trigo, estão:
- Uberlândia;
- Uberaba;
- Juiz de Fora;
- Divinópolis.
Franquias do Grupo Trigo
A dirigente explica que a empresa possui diferentes modelos de franquias para qualquer cidade com população a partir de 80 mil habitantes. No entanto, no caso das operações do Gendai, o foco inicial será Belo Horizonte, para, em seguida, expandir para cidades menores em Minas.
O investimento inicial para abrir uma franquia da rede Spoleto – com 26 metros quadrados (m²) ou mais e com oito a 12 funcionários – é a partir de R$ 600 mil, no modelo tradicional, e a partir de R$ 360 mil, no modelo Piccolo. Já o faturamento médio é de R$ 200 mil por mês no modelo tradicional e R$ 130 mil por mês no Piccolo.
No caso do Gendai, as unidades possuem áreas de 40 m² ou mais e dez a 14 funcionários. O investimento inicial é a partir de R$ 670 mil, e o faturamento médio mensal é de R$ 260 mil.

Os restaurantes da marca China In Box possuem 80m² ou mais e dez a 14 funcionários. Assim como a rede de comida japonesa, o investimento inicial necessário para iniciar as operações é a partir de R$ 670 mil, e o faturamento médio é de R$ 250 mil por mês.
Quanto ao perfil ideal de franqueado, a gerente de expansão do Grupo Trigo destaca que o necessário é que a pessoa esteja alinhada aos valores da empresa. Ela ressalta que a franqueadora também busca alguém disponível para estar sempre presente e que saiba lidar com pessoas.
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