Guia sugere revisão dos processos
À medida que as empresas seguem executando suas estratégias de transformação compactas e aumentando os investimentos em tecnologia da automação, um novo livro escrito por três especialistas da Accenture traz um olhar aprofundado sobre como a automação inteligente se tornou um dos meios mais potentes para impulsionar performance e valor dentro das organizações.
“The Automation Advantage: Embrace the Future of Productivity and Improve Speed, Quality, and Customer Experience Through AI” (A Vantagem da Automação: Abrace o Futuro da Produtividade e Melhore a Velocidade, Qualidade e Experiência do Cliente através da IA, em tradução livre), é um guia estratégico e prático para quem deseja usar a automação inteligente para reinventar os processos do seu negócio, acelerar a inovação, aprimorar as experiências do cliente e abrir espaço para que os funcionários possam se concentrar em atividades mais complexas e de maior valor agregado. Embora a automação venha sendo usada pelas organizações há séculos, a automação inteligente traz tecnologias cognitivas como a inteligência artificial para orientar melhores decisões comerciais e trazer novas oportunidades. Um levantamento do IDC mostra que até 40% das empresas do mundo todo aumentaram o uso de bots de software e outras formas de automação por conta da pandemia e que os gastos com softwares de automação devem chegar a US$ 42,6 bilhões até 2052.
Juntos, o autor do livro, Dr. Bhaskar Ghosh, CSO da Accenture, e os coautores Rajendra Prasad e Gayathri Pallail, possuem mais de 75 anos de experiência em automação inteligente. A obra usa esse vasto conhecimento para apresentar aos líderes de negócios um roteiro para a implementação otimizada da automação inteligente em escala a fim de impulsionar a excelência e o crescimento dos negócios.
Ao longo dos capítulos, os autores esclarecem os principais mitos e mal-entendidos, desenhando um caminho claro para qualquer líder empresarial que queira desenvolver uma estratégia de automação inteligente, criar valores e realizar o crescimento – tudo isso com uma abordagem centrada no ser humano.
“O livro pode ajudar qualquer líder empresarial a entender melhor como levar a automação para todas as áreas da empresa e usar a inteligência artificial para capacitar as pessoas e transformar os negócios”, explica Julie Sweet, presidente e CEO da Accenture.
Além de trazer exemplos reais de como organizações de diversos setores e localidades vêm usando a automação inteligente para lançar novos serviços e acelerar o crescimento de seus negócios, os autores desfazem vários mitos relacionados ao tema. O livro traz um passo a passo claro para a superação de barreiras e a construção de uma estrutura e abordagem personalizadas capazes de identificar oportunidades para automação em toda a organização, além de formas de projetar soluções específicas de automação a fim de alinhar a transformação tecnológica aos objetivos comerciais.
“Estamos vendo uma evolução significativa da era da automação industrializada rumo a uma nova era de automação inteligente, com o foco mudando da economia de custos para novas metas relacionadas à experiência do cliente, excelência empresarial, melhorias de serviço, inovações e decisões estratégicas mais inteligentes”, afirma o autor do livro, Dr. Bhaskar Ghosh. A combinação entre automação e tecnologias inteligentes se tornou uma das formas mais poderosas para as empresas aumentarem seu desempenho de primeira linha usando novas ferramentas para uma operação mais eficaz, desempenho e produtividade aprimorados, além de impulsionar economias significativas no resultado final”.
Pesquisas recentes da Accenture destacam a importância da automação no sucesso e crescimento sustentado das empresas. Ainda que a pandemia da Covid-19 tenha impactado as estratégias tecnológicas e o desempenho dos negócios, muitas empresas intensificaram os investimentos em automação inteligente e outras tecnologias a fim de ultrapassar os seus pares e acessar um crescimento 5x mais rápido. Estas empresas líderes listaram a automação como a tecnologia mais importante para permitir a transformação digital para grande parte (77%) dos principais processos de negócios.
Rajendra Prasad, líder global da prática de Automação na Accenture e coautor, complementa: “Oferecemos modelos e abordagens baseados em anos de colaboração com diferentes empresas, ajudando-as a passar da estratégia à execução bem-sucedida em suas jornadas de automação. Nosso livro acompanha os leitores do ‘como’ ir da visão à criação de valor com a automação inteligente, incluindo a identificação da tecnologia certa, comunicação de benefícios e convencimento dos stakeholders, modernizando processos e gerenciando mudanças organizacionais e culturais para uma melhor colaboração entre a tecnologia de automação e as pessoas”.
Nos EUA, “The Automation Advantage: Embrace the Future of Productivity and Improve Speed, Quality, and Customer Experience Through AI” foi publicado pela editora McGraw-Hill e está disponível em pontos de venda como Amazon (https://amzn.to/35oy6K1), Barnes & Noble, Porchlight e BAM! Books-A-Million.
Ouça a rádio de Minas