H3aven é provedora líder de soluções B2B em blockchain

Especializada em blockchain, a H3aven – startup sediada em Belo Horizonte -, utiliza a tecnologia como aliada na redução de custos de transações entre empresas por meio de monitoramentos de processos e aprovações, especialmente para superar as metas ESG de empresas de qualquer segmento e porte.
A blockchain é uma tecnologia que funciona como um livro-razão imutável e compartilhado que facilita o processo de registro de transações e de controle de ativos tangíveis e intangíveis em uma rede de negócios.
De acordo com o CEO da H3aven, Antônio Hoffert, os processos tradicionais estão sendo substituídos por mecanismos de consenso, aplicações de governança lastreadas em blockchain. Isso garantiria a segurança da informação e melhoraria a eficiência de medições. O desenvolvimento da tecnologia representaria um avanço histórico para o registro transacional entre empresas, com soluções para problemas reais, promovendo relações auditáveis e trazendo assim muito mais confiança.
“A blockchain é um protocolo de comunicação agnóstico. Qualquer um pode registrar qualquer transação sob qualquer propósito. Por si só, isso não tem tanto valor para as empresas. Então, criamos uma aplicação, uma metodologia em que uma empresa conversa com a outra para validar a informação. Esse é o mecanismo de consenso. É um sistema neutro de confiança entre as empresas. Isso gera uma governança rastreável no tempo. Assim, diminuímos o risco, o custo e geramos um ambiente de confiança. Com esse mecanismo de consenso, a própria cadeia consegue se certificar de maneira descentralizada”, explica Hoffert.
Dessa forma, a tecnologia blockchain torna-se uma aliada para cumprir os requisitos do ESG, seja garantindo a rastreabilidade da supply chain, seja fornecendo estrutura para práticas anticorrupção ou mesmo registrando de maneira transparente a origem e suporte dos créditos de carbono.
Todas essas frentes ligadas ao ESG podem se tornar realidade a partir de soluções desenvolvidas em blockchain, independentemente da área de atuação da empresa.
Entre as principais clientes da H3aven estão empresas dos setores de siderurgia, mineração, construção civil pesada, óleo e gás e energia. Não por coincidência, aquelas com maior impacto ambiental e social pela própria natureza das atividades que desenvolvem. A expectativa é que a solução se espalhe por outros setores.
“No ESG, o mecanismo está diretamente relacionado com o G (governança) porque ele organiza tudo e, como é feito em código, não há interferência. Dessa forma, ele gera eficiência e melhores resultados no final. Para o S (social) e o E (meio ambiente), o mecanismo vai ajudar na prova, gerando evidência. Prova que pode ser compartilhada com diferentes públicos interessados, de investidores a consumidores”, destaca.
Outra solução de destaque da H3aven, complementar ao mecanismo de consenso, é a gestão inteligente de contratos, ferramenta que garante automação aos processos de medição, antecipando recebíveis por ganho de eficiência temporal, além de poder gerar economia de 2% a 8% pela diminuição de superfaturamento em contratos de fornecimento.
Expansão
A empresa é uma das escolhidas pelo programa Findeslab, do Espírito Santo, para apresentar ferramentas tecnológicas inovadoras a grandes indústrias capixabas, de acordo com as demandas desses grupos. O projeto, bancado pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), começa com uma mesa para aproximar a H3aven e as companhias que buscam soluções.
A empresa entrou também na lista do Radar INDTech, do hub da Fiemg Lab, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, como uma das 30 empresas mais importantes na aceleração do futuro da indústria de saúde e segurança no Brasil. É a primeira vez que a startup entra para essa disputada relação.
“O principal é a rede de contatos desses programas. Eles são plataformas de conexão entre as indústrias e startups. E a gente aprende muito com elas. Cada indústria tem um problema diferente que nos exige novas abordagens. Fomos convidados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) para participar da Feira Industrial de Hannover (Alemanha), principal evento internacional de tecnologia para a indústria (entre os dias 17 e 21 de abril). Esse será um passo importante porque estaremos entre os maiores e melhores”, comemora o CEO da H3aven.
Ouça a rádio de Minas