Hábitos de consumo no País mudam com a chegada do coronavírus
Desde o início da pandemia do coronavírus, novos hábitos de consumo foram criados e a demanda digital aumentou significativamente. Este comportamento, que cresceu durante o isolamento social, se mostra cada vez mais rentável.
Para debater este tema e apresentar oportunidades que estão aparecendo com o contexto atual, o programa Fiemg Competitiva e sindicatos empresariais de diversos setores promoveram ontem a palestra on-line “Como usar multicanais e marketplace para vender”.
O e-commerce ganhou ainda mais destaque nos últimos dias, se tornando a principal opção de compras para milhões de brasileiros. O supervisor comercial do Mercado Livre, André Santos, e o diretor comercial do Isend, Deivis Tavares, com a medição de Tiago Palhares, gerente de Marketing da Fiemg, deram dicas para as empresas mineiras se prepararem para uma jornada de transformação digital.
Para Tiago Palhares, já convivemos com diversas plataformas digitais diariamente, mas precisamos aprender a nos posicionar melhor nos multicanais existentes. Este debate tem que estar cada vez mais em pauta. “Se as empresas não fizerem essa transição dos seus negócios para o digital, estão fadadas à morte”, pontua.
Deivis Tavares ressaltou que o atual momento está aquecendo o mercado para estar presente em diversas frentes digitais. “A medida que a conectividade foi aumentando, os canais (redes sociais, e-mail, SMS, WhatsApp, entre outros) também foram. O público não está presente só em um canal”, diz.
Mas Tavares pontua que, às vezes, as empresas falham ao escolher os meios digitais que vão usar. “É necessário entender o comportamento do seu cliente e como ele se comunica. A escolha não pode se basear no consumo digital do profissional”, afirma.
André Santos mostrou a forte tendência do marketplace. Segundo o supervisor comercial do Mercado Livre, a demanda neste tipo de plataforma é garantida, com baixo investimento. Para Santos, as empresas precisam começar o mais rápido possível no e-commerce, mas com muito planejamento, usando ferramentas adequadas, com estoque de produtos, apresentando qualidade no pré e pós-venda com atendimento humanizado.
A crescente venda de serviços on-line também foi relatada por Santos. “Estamos hoje em outro patamar, no fim do improviso digital. Sua empresa já está no digital? Se não, pode correr!”, pontua Tavares.
A palestra on-line faz parte da reformulação do programa Fiemg Competitiva que, neste momento de crise causada pelo Covid-19, leva, de maneira virtual, informações técnicas para os empresários.
Para o gerente de Projetos para Indústria da Fiemg, Thadeu Tolentino Neves, o programa oferece diversas soluções para indústria mineira. “Podemos ajudar de maneira pontual, mas de forma imediata, as empresas com estratégia digital, com o uso adequado e assertivo das ferramentas”, diz. (Da Redação)
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