Hasten LLC apresenta linha de desinfecção
A Hasten LLC, empresa americana com atuação global, especializada em negociações na cadeia da indústria da saúde, traz para o Brasil nesse momento de enfrentamento de uma possível segunda onda da Covid-19, uma linha completa de produtos para desinfecção pessoal e de ambientes, da empresa 59S, líder global e pioneira em esterilização por radiação ultravioleta (LED UV-C). Com os aparelhos 59S é possível desinfectar as superfícies de alimentos e toda uma gama de objetos de uso diário como mesas, máscaras, escovas, celulares, chaves, entre outros objetos de uso cotidiano.
De acordo com o CEO da Hasten LCC, o mineiro Eduardo de Melo Pereira, com a necessidade de uma higiene pessoal intensificada a partir da pandemia do novo coronavírus, surgiu também a preocupação de como se proteger e desinfectar objetos, equipamentos e ambientes de forma correta e eficaz. Foi então que entrou em cena o uso da radiação ultravioleta como opção prática e eficiente para desinfecção.
“Essa radiação, com sua eficiência máxima ao comprimento de onda a 260nm, elimina ou inativa vírus, bactérias, algas e outros micro-organismos; isso porque consegue penetrar nas células desses patógenos e no seu código genético DNA, danificando os aminoácidos e proteínas que os protegem, impedindo que eles se liguem e infectem uma célula hospedeira, ou seja, eles se tornam incapazes de se replicarem ou se reproduzirem, morrendo ou se tornando inofensivos para a nossa saúde”, explica Pereira. “Ao contrário dos produtos químicos agressivos que, às vezes, são usados em produtos de limpeza e sanitização, a luz ultravioleta não agride o ambiente. A desinfecção por luz LED UV-C é segura, não tóxica e altamente eficaz para uso em casa e no trabalho”, destaca.
Ele ressalta que à facilidade e a simplicidade do uso da luz UV-C não pode ser usada sem cuidados importantes, pois esta luz não pode ser dirigida em proximidade ao ser humano; a exposição contínua da luz UV-C pode ser prejudicial para os olhos, para a retina, também pode causar irritação da pele, alergia até queimaduras.
Segurança – Os dispositivos 59S possuem sistemas de segurança, um sensor que apaga a luz de LEDS UV-C quando alguém se aproxima dele.
Desenvolvidos há muitas décadas, inicialmente para a desinfecção da água dos astronautas da NASA, os BEADS (pontos de luz de LED UV-C) eram inacessíveis para outros usos, pois tinham um custo altíssimo de US$ ,4 mil cada ponto.
Em 2014, ouve um grande salto na utilização de LED UV-C depois que três cientistas japoneses, Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura inventaram o LED Deep blue LED azul. Pelo feito, ganharam o Prêmio Nobel de Física, reconhecida como grande contribuição para a humanidade. A partir daí a tecnologia passou a ser utilizada em várias indústrias, principalmente na área da saúde, e continuamente vem sendo aprimorada.
LED UV-C 59S VERSUS MERCÚRIO UV-C
- Economia – maior durabilidade, podendo durar até 10.000 horas;
- Alta tecnologia – totalmente eficiente ao ser ligado, não requer tempo de aquecimento;
- Economia – não perde horas de vida útil correlacionada aos ciclos de acionamento do equipamento e baixo consumo de energia;
- Eficiência e economia – trabalha com tensão AC, sem reatores;
- Eficiência – o LED produzido pela 59S é extremamente preciso quanto ao comprimento da onda UV-C, sua emissão está entre 260 a 280nm, já a maioria das lâmpadas a precisão é menor, portanto, menos eficientes com comprimento de onda entre 200 a 280nm;
- Segurança – não quebram como as lâmpadas que podem contaminar o ambiente com produtos tóxicos como o Mercúrio e o Quartzo;
- Ecológico, mínima pegada ecológica – os equipamentos 59S uma vez fora de uso deverão ser enviados de volta ao distribuidor que os enviará de volta à importadora AAMED para completa logística reversa, não poluindo o ambiente e reutilizando materiais;
- Alta tecnologia – não transmitem calor para a superfície.
Ouça a rádio de Minas