Rede Havanna projeta 12 novas operações em Minas Gerais, sendo dez ainda neste ano
A rede Havanna inaugurou uma loja em Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais, e planeja abrir mais 12 unidades no Estado ao longo dos próximos meses. Essa é a terceira operação da marca argentina de alfajores e doces de leite no mercado mineiro. A empresa possui mais de 200 unidades no Brasil, sendo a maior parte no modelo de franquia.
A sócia-fundadora da Havanna Brasil, Adriana Villela, destaca que a rede está em fase ativa de expansão no mercado nacional e que Minas será um dos estados com maior número de aberturas de lojas no País. A marca já conta com operações em Belo Horizonte e uma em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
De acordo com a dirigente, Minas Gerais é um mercado estratégico para a empresa, com um público que valoriza a qualidade e a tradição. “A chegada da Heladeria Havanna a Sete Lagoas reforça nossa missão de oferecer momentos únicos e sabores autênticos da Argentina”, comenta.
A nova unidade está localizada no Shopping Sete Lagoas, no bairro Eldorado. O horário de funcionamento dessa nova loja é de segunda a sábado, das 10h às 22h; e nos domingos e feriados, das 14h às 20h.
A expansão, segundo a empresária, é motivada pelo desempenho sólido da marca em Minas, pela aceitação do público quanto ao portfólio de produtos e pelo clima favorável ao consumo do “helado“. Ela ressalta que a empresa trabalha com modelos de franquia flexíveis, que facilitam a entrada em mercados regionais.
“Enxergamos em Minas Gerais um público aberto a experiências premium, que valoriza qualidade e tradição. Havanna busca franqueados que tenham interesse em operar buscando excelência e que se identifiquem com os princípios e valores da empresa”, diz.
O consumidor mineiro, segundo Adriana Villela, é apaixonado por doce de leite e tem grande conexão com a marca. Ela também destaca o entendimento do público de que o Dulce de Leche Havanna tem um sabor diferente e especial que não compete com o doce tradicional mineiro.
Cidades mineiras no radar da marca

Entre as inaugurações previstas para Minas Gerais, dez deverão ocorrer até o fim deste ano. Entre as localidades no radar da empresa, o destaque fica para a capital mineira e para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, na região metropolitana. As outras cidades na lista são:
- Uberlândia;
- Ipatinga;
- Betim;
- Uberaba;
- Montes Claros;
- Poços de Caldas.
“Temos interesse em ampliar nossa presença em Minas Gerais e estamos avaliando oportunidades em cidades com bom fluxo comercial e potencial de consumo para o nosso modelo de negócio”, diz.
O potencial demográfico na região, fluxo de pessoas e o perfil de consumo local estão entre os fatores mais relevantes para a marca no momento de escolher um novo ponto de venda. A sócia-fundadora da Havanna Brasil também destaca a presença de centros comerciais e áreas de lazer, além do potencial de penetração na região como pontos a serem considerados na tomada de decisão.
Rede de franquias da Havanna
A empresa já inaugurou 42 operações no formato Heladeria em todo País, com expectativa de encerrar 2025 com 85 unidades em funcionamento. Além disso, mais de 150 franquias já foram comercializadas, com grande parte delas com inaugurações previstas para o primeiro semestre do ano que vem. Ela ainda possui 210 unidades no modelo de cafeterias operando no Brasil.
Quanto ao perfil ideal de franqueado, Adriana Villela relata que a empresa tem buscado parceiros que demonstrem interesse em operar buscando excelência. “É fundamental o foco na operação e no atendimento ao cliente”, afirma.
Segundo a dirigente, a marca valoriza os candidatos que desejam desenvolver a Havanna localmente. A franqueadora oferece suporte em áreas como arquitetura para desenvolvimento do layout da unidade, implantação, marketing, operação e logística para contribuir com o funcionamento da unidade.
O modelo de franquias de Heladeria Havanna inclui desde quiosques compactos até lojas completas com espaço para consumo. O investimento inicial necessário para abrir uma operação da marca é de R$ 320 mil, com lucratividade média de 18% e tempo médio de retorno do investimento estimado entre 15 e 18 meses.
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