Negócios

Henrique Salvador toma posse na Academia Nacional de Medicina

Médico e presidente do Mater Dei toma posse na ANM, coroando trajetória de inovação e excelência
Henrique Salvador toma posse na Academia Nacional de Medicina
Henrique Salvador: é o ápice da minha carreira médica | Crédito: Divulgação Samuel Gê

O presidente do Conselho de Administração da Rede Mater Dei de Saúde e médico especialista em ginecologia e mastologia, Henrique Salvador, toma posse sexta-feira (14), como Membro Titular da Academia Nacional de Medicina (ANM), tornando-se, assim, membro Imortal da instituição. O evento será na sede da ANM, no Rio de Janeiro. Salvador ocupará a cadeira número 61, da Secção de Cirurgia, que tem como patrono Luís da Cunha Feijó, conhecido como o primeiro praticante da cesariana no Brasil.

Para Salvador, integrar a ANM é o ápice da carreira médica, um reconhecimento de toda a história construída e uma oportunidade para seguir contribuindo para a evolução da medicina.

“A ANM conta com 100 acadêmicos, são médicos que têm história, são profissionais notórios que construíram uma reputação importante na medicina brasileira nas diversas especialidades. Então, participar da ANM, para mim, significa o ápice da minha carreira médica. Ao mesmo tempo, é uma maneira de estar sempre muito atualizado acerca daquilo que está acontecendo na medicina do Brasil e do mundo”.

O título da ANM reconhece profissionais da área de saúde cujas trajetórias e realizações excepcionais contribuem para o engrandecimento da medicina e são consideradas de efetivo valor para a humanidade. O processo para a conquista da titularidade é rigoroso.

“A ANM tem quase 200 anos. É uma academia cujo processo para entrar é difícil. Abriu uma vaga para a cadeira 61, cujo ocupante era um mineiro, o professor Alcino Lázaro, professor titular de cirurgia geral da UFMG. No ano passado, resolvi passar pelo processo. Visitei os 100 acadêmicos, apresentei o memorial – história de vida, currículo, publicações de artigos, livros, teses e histórico relacionada ao empreendedorismo no Mater Dei – e um trabalho científico e inédito. No final de outubro, fui eleito”.

Médico graduado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Salvador é um dos principais especialistas em ginecologia e mastologia no Brasil. Com 42 anos de carreira, é especializado em mastologia em instituições renomadas, incluindo Guys Hospital na Inglaterra e o University of Pittsburgh nos EUA. Salvador também possui especialização em reprodução humana em universidades da Alemanha e Canadá.

O presidente do Conselho da Rede Mater Dei de Saúde fez parte da equipe que trouxe o primeiro bebê de proveta de Minas Gerais ao mundo. Também trouxe para o Brasil novas diretrizes de práticas em mastologia, que até então só eram trabalhadas em países do hemisfério norte.

Salvador foi diretor médico da Rede Mater Dei por mais de 30 anos e diretor presidente por 12 anos. Durante a gestão, houve ampliação significativa da rede, passando de um hospital para nove. Ele também foi o responsável pela realização de oferta pública inicial (IPO), na sigla em inglês da Rede Mater Dei.

O novo integrante da ANM é ex-presidente do Conselho de Ética da Sociedade Brasileira de Mastologia e ocupa posições de destaque, como membro titular da Academia Mineira de Medicina e da Academia Brasileira de Mastologia. Com mais de 1.200 participações em eventos nacionais e internacionais, possui mais de 241 publicações, incluindo 12 livros nas áreas de ginecologia, mastologia e gestão.

Reconhecido por sua contribuição ao campo, recebeu prêmios como a “Medalha de Honra da Inconfidência”, o “Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal de Belo Horizonte”, e o “Prêmio Madame Durocher”, da ANM, em 2024, além de ser destacado como um dos 100 profissionais mais influentes na área da saúde em diversas ocasiões.

“Como membro da ANM, pretendo frequentar as reuniões da instituição levando um pouco da minha experiência e contribuir com o engrandecimento da medicina brasileira e da própria academia. Também pretendo me manter atualizado acerca de inúmeros temas médicos que são importantes e que são regularmente abordados na academia”, disse Henrique Salvador.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas