Hipervalor Varejista espera encerrar 2024 com R$ 4,5 bilhões de faturamento

A rede de negócios Associação Hipervalor Varejista espera encerrar o ano com R$ 4,5 bilhões de faturamento. Isso representa um crescimento de aproximadamente 15% na comparação com o resultado de 2023 (R$ 3,9 bilhões).
Essa expectativa está baseada na melhoria do desempenho dos associados e na reforma e abertura de novas lojas.
As informações são do diretor executivo da Hipervalor Varejista, Gustavo Fleubert. Ele também relata que esse processo de renovação das unidades e modernização de seus equipamentos beneficiará o acesso do consumidor às lojas e, consequentemente, o aumento do faturamento dessas operações.
Fleubert destaca que os resultados apresentados pelas sete redes de supermercados integrantes da associação (SuperLuna, Supermaxi, Big Mais, Santa Helena, Alvorada, Rena e SJ), como o aumento de 10% nas vendas por unidade, estão dentro das expectativas do grupo.
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Além disso, a Hipervalor registrou aumento de 12% no número de clientes e de 48% no volume de negócios realizados entre os anos de 2022 e 2023. Somando todas as bandeiras associadas, a rede possui mais de 1 mil pontos de vendas (PVDs) distribuídos por mais de 100 unidades. Essas empresas estão espalhadas por mais de 30 cidades mineiras e contam com mais de 11 mil funcionários. Atualmente, cerca de 5 milhões de consumidores passam pelas lojas da rede todos os meses, o equivalente a 60 milhões de pessoas por ano.
O diretor executivo revela que um dos planos da rede Hipervalor para 2024 é criar um CNPJ comum para a realização de compras conjuntas, com o objetivo de gerar mais volume com os fornecedores. Até lá, o foco da companhia associativas está em potencializar o faturamento de seus associados.
“Essa é uma das nossas metas e com isso nós conseguimos potencializar o nosso negócio e deixar cada vez mais os nossos associados competitivos para enfrentar os grandes de Minas Gerais”, afirma.
Os parceiros da instituição também estão apostando no e-commerce como um canal de vendas. Segundo Fleubert as vendas on-line vêm crescendo constantemente desde a pandemia, com as redes alcançando a marca de 150 mil acessos mensais em seus sites. Outra aposta é na identificação dos consumidores no checkout, oferecendo ofertas e preços diferenciados para os consumidores. “Isso tem gerado, em média, uma identificação superior a 70% dos nossos consumidores no checkout”, relata.
Nova sede da Hipervalor e marca própria
A rede Hipervalor Varejista inaugurou na última quinta-feira (11), de forma oficial, sua nova sede no Edifício Raja Office Center, no bairro São Bento, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Anteriormente, a associação estava sediada na cidade de Itaúna, na região Centro-Oeste de Minas Gerais.
Fleubert destaca que uma das principais vantagens dessa mudança está no fato de a rede estar mais próxima de seus fornecedores, beneficiando a relação com essas empresas. Ele ainda diz que a associação varejista já recebeu mais visitas de fornecedores e demais parceiros em dois meses na capital mineira do que havia tido em um ano no interior do Estado.
“A mudança a Belo Horizonte tem sido positiva no sentido de aproximação com os fornecedores para aumento de geração dos negócios. Esse é o principal ponto da vinda para Belo Horizonte”, diz.
Outra novidade da rede associativas foi o lançamento de sua marca própria, a Porti. O diretor executivo da Hipervalor relata que alguns itens acabaram surpreendendo positivamente nesse período de quatro meses que a marca está nas gôndolas, como é o caso da azeitona e da tapioca.
Ele também pontua que a companhia passou por alguns aprendizados nesses primeiros meses e realizou alguns ajustes ao longo do processo. O segundo semestre do ano será marcado pelos lançamentos de novos produtos de grande volume, como café sabão em pó e papel higiênico.
O objetivo da associação é seguir crescendo nesse grupo de itens ao longo do ano. “Nós já alcançamos a recompra dos consumidores e todos os itens que nós já lançamos foram aumentando o desempenho de vendas nos associados mês a mês”, relata Fleubert.

Sobre a Hipervalor Varejista
A Hipervalor foi fundada em 2018 na cidade de Itaúna por cinco redes varejistas. As empresas fundadoras são: Rena, também com sede em Itaúna; SJ, sediada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); Big Mais, de Governador Valadares, no Vale do Aço; Santa Helena, com sede em Sete Lagoas, na Grande BH; e a rede Alvorada, de Pouso Alegre, no Sul do Estado.
Após dois anos de atuação no mercado supermercadista mineiro a rede contou com a chegada da bandeira SuperLuna, varejista sediada em Betim, na RMBH. Já em 2023, foi a vez da rede SuperMaxi, de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, passar a integrar a associação.
A Hipervalor é a terceira maior associação de negócios do varejo supermercadista do Brasil, conforme aponta a última edição da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A rede lidera a lista entre seus pares em Minas.
Fleubert destaca que a rede é resultado de uma relação amigável entre os sócios fundadores e que o objetivo dessa parceria é fortalecer todas as partes envolvidas para conseguir competir com os grandes players do mercado mineiro e nacional. “Isso só trouxe benefícios para todos os associados. Porque além dos negócios em conjunto, isso gera o compartilhamento das boas práticas, sendo esse um dos principais ganhos dentro de uma associação”, pontua.
Ele explica que o associativismo possui diversas facetas que vão além da compra em conjunto. Esse modelo também contribui no momento de negociação com os bancos, fornecedores e prestadores de serviços. Segundo o diretor da instituição, tudo isso fortalece a competitividade e os resultados dos associados.
Dentre as principais características das redes de supermercados que integram a Hipervalor, está a regionalização de suas operações. Para Fleubert, a identificação regional das marcas é muito forte em seus respectivos mercados locais. Esse fator, somado ao bom atendimento, acaba gerando um processo de fidelização do consumidor.
“Temos associados com mais de 60 anos de história. Dessa forma, o consumidor passa a ter em sua mente aquela marca, onde ele vai sempre para fazer compras, literalmente, desde criança”, destaca.
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