Hofbräuhaus BH completa 10 anos e lança modelos de franquia

A Hofbräuhaus BH, que neste ano completa 10 anos, vai abrir franquias da marca em 2025. A expectativa é inaugurar de duas a três unidades no País e, entre os mercados potenciais, estão São Paulo e Santa Catarina. A empresa vai trabalhar com quatro modelos de franquias, que possuem valores de investimentos que vão de R$ 500 mil a R$ 5 milhões. Ao completar 10 anos, a unidade de Belo Horizonte, que é a única do País, também passará por uma revitalização, onde serão aportados cerca de R$ 500 mil.
Em comemoração aos 10 anos, a casa, que é em modelo BrewPub, onde a fábrica é ligada ao restaurante e as cervejas servidas são “frescas”, saídas diretamente dos tanques, terá um novo cardápio, assinado pela chef Sabrina Banneit. Outra novidade é que, neste ano, a HB conseguiu de Munique a autorização para vender as cervejas engarrafadas. A expectativa é a de que o produto chegue a supermercados parceiros em dois meses.
De acordo com o proprietário da Hofbräuhaus BH, Bruno Vinhas, o ano será de muitas comemorações e novidades. Uma das mais importantes é a expansão da marca através das franquias. “Aprendemos muito nos últimos 10 anos, manter um restaurante não é uma tarefa fácil. Agora estamos prontos para replicar no País o modelo que temos em Belo Horizonte. Desde dezembro do ano passado, recebemos algumas aplicações de interessados em expandir a marca no Brasil”.
A expectativa é avançar nas negociações ao longo dos próximos meses. A ideia inicial é abrir de duas a três unidades. Entre os mercados mais promissores no momento estão Santa Catarina e São Paulo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Conforme Vinhas, serão quatro estilos de franquia. A primeira opção será a BrewPub, replicando o modelo da unidade de Belo Horizonte, que une o restaurante à cervejaria. Haverá ainda somente a opção de abrir um restaurante e também o modelo HB Concept, que consiste em loja pequena, com autosserviço, automatizado, exigindo, assim, uma operação mais enxuta, que terá maior capilaridade.
A quarta opção funciona como um licenciamento para o uso da marca, como já é feito nos Estados Unidos, chamado “Hofbräuhaus at in on”. Neste modelo, não necessariamente será necessário seguir todas as diretrizes de uma franquia.
“Estamos entrevistando algumas pessoas em outros estados e esperamos encerrar o ano com duas a três unidades abertas. Há muita procura vinda de Santa Catarina, onde as pessoas já conhecem a cultura alemã e buscam pela marca, e de São Paulo, que é um polo e temos muito interesse de ir para a capital. Nossa expectativa é iniciar pelo modelo BrewPub”.
O investimento em uma unidade da marca varia conforme o local, mas, dentre os formatos de franquia, o HB Concept, por exemplo, demanda um aporte – em maquinário e infraestrutura – em torno de R$ 500 mil a R$ 600 mil. Já os modelos mais completos, como o BrewPub e o restaurante, exigem investimentos maiores, variando de R$ 3 milhões a R$ 5 milhões.
“Queremos replicar o conceito que trouxemos para Belo Horizonte. O que tentamos passar na HB é um clima de alegria, de descontração, de amizade, esse será nosso grande desafio, além de repassar a história, a cerveja, a comida e a tradição.”
Hofbräuhaus BH será revitalizada, terá cerveja engarrafada e abrigará eventos especiais
As comemorações dos 10 anos de operação da Hofbräuhaus BH também incluem um projeto de revitalização do espaço. Com um aporte próximo a R$ 500 mil, a unidade receberá equipamentos, louças e mobiliários novos. Haverá ainda a reformulação do jardim.
O cardápio assinado pela chef Sabrina Banneit também terá novidades. O menu da HB se divide em pratos tradicionais alemães, com um selo da HB para mostrar que é preparado como na matriz. As receitas se manterão, mas a apresentação foi modernizada. O novo cardápio também possui opções de espumantes, vinhos brancos e tintos, clericot e sangrias que harmonizam perfeitamente com os pratos.
Entre os eventos especiais haverá o HB Experience – com um menu degustação incluindo visita à fábrica. O HB Market acontecerá aos domingos, quando a HB se transformará em um mercado europeu, com barraquinhas e venda de produtos típicos. Também fará parte da programação alguns menus a quatro mãos durante o ano.
Outra novidade é que, neste ano, a HB conseguiu de Munique a autorização para vender as cervejas engarrafadas. A expectativa é que o produto chegue a supermercados parceiros em dois meses. A princípio a produção da bebida engarrafada ocorrerá em indústrias parceiras e será disponibilizado um rótulo para o mercado.
“Desde que procurei a HB, o meu objetivo era fabricar a cerveja em Belo Horizonte. Agora, após 10 anos, conseguimos. Assinamos o contrato há duas semanas, então, vamos iniciar a produção de garrafas nos próximos meses. O produto será voltado para o varejo, vamos vender em supermercados e lojas especializadas de bebidas. Vamos testar o mercado e a ideia futura é abrir uma fábrica própria”.
Ouça a rádio de Minas