Negócios

Tecnologia de ponta reforça neurocirurgia no Hospital São Lucas

Equipamento alemão de R$ 2,5 milhões amplia precisão dos procedimentos, reduz riscos e eleva padrão de excelência da Santa Casa BH
Tecnologia de ponta reforça neurocirurgia no Hospital São Lucas
A neurocirurgia é extremamente precisa e esse microscópio projeta a imagem em uma tela e a coloca em 3D, dando mobilidade ao médico | Foto: Divulgação Zeiss

O São Lucas Hospital Particular e Convênios, unidade da Santa Casa BH especializada em saúde suplementar, recebeu o microscópio cirúrgico Zeiss Pentero 800 S – primeiro exemplar da nova geração do equipamento no País e o mais avançado do mundo em sua categoria para auxiliar nas neurocirurgias.

O equipamento, de origem alemã, custou R$ 2,5 milhões – pagos com recursos próprios. A alta definição das imagens, a tecnologia de fluorescência intraoperatória e o sistema colaborativo em tempo real elevam a precisão dos procedimentos e reduzem drasticamente os riscos associados a cirurgias complexas.

De acordo com o diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH, Cláudio Dornas, ele foi projetado para garantir mais segurança ao paciente e eficiência ao cirurgião e é especialmente indicado para intervenções neurológicas, como retirada de tumores, correções de má-formações e tratamento de doenças vasculares cerebrais.

Cláudio Dornas
Alinhamos a qualidade assistencial, reduzindo o tempo de cirurgia, afirma Cláudio Dornas | Foto: Divulgação Zeiss

Ainda sem data para ser utilizado nas neurocirurgias, o microscópio está sendo montado e as equipes do hospital – médica e de engenharia, responsável pela manutenção do equipamento – treinadas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Esse microscópio é o primeiro do tipo no Brasil. A neurocirurgia é extremamente precisa e esse microscópio projeta a imagem numa tela e coloca a imagem em 3D, dando mobilidade ao médico e facilitando o treinamento dos residentes. Assim alinhamos a qualidade assistencial, reduzindo o tempo de cirurgia e, consequentemente, o tempo de recuperação e os custos para o hospital e para o paciente”, explica Dornas.

Com 130 leitos, oito salas cirúrgicas equipadas e uma equipe médica de referência, o São Lucas Hospital Particular e Convênios se consolida como um centro de excelência em Minas Gerais, especialmente nas áreas de neurocirurgia, neurologia e pneumologia, além de outras 15 especialidades. A unidade pertence a Santa Casa BH e dentro da missão da instituição, busca oferecer uma medicina de alto padrão com preços acessíveis por meio da clínica São Lucas para Todos, com parcelamento em até 36 vezes, sendo uma alternativa para quem não possui plano de saúde.

“Estrategicamente o hospital São Lucas é um negócio que auxilia a missão da Santa Casa. Já nos reestruturamos e temos uma vida financeira própria. O Zeiss é mais um investimento dentro de um esforço da nossa linha de cuidados que começou há cerca de dois anos com a compra do Robô Rosa para as cirurgias ortopédicas. Além de auxiliar nas cirurgias, esses equipamentos permitem que façamos uma formação mais completa dos nossos residentes, contribuindo para a geração de profissionais altamente qualificados que vão poder trabalhar em qualquer lugar do Brasil”, completa o diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas