Negócios

Hotel de luxo será construído dentro de Inhotim, em Brumadinho

Construção terá conceito boutique e contará com 60 acomodações, spa cinematográfico florestal e área de lazer e espaço fitness
Hotel de luxo será construído dentro de Inhotim, em Brumadinho
Hóspedes terão o privilégio de dormir e acordar dentro do museu, proporcionando uma imersão autêntica com a natureza | Crédito: Instituto Inhotim/Adobe Stock

Em setembro de 2024, um sonho se tornará realidade para os amantes de arte e cultura que passam por Minas Gerais. O Grupo Clara Resorts está construindo um hotel de luxo dentro do Instituto Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo, localizado em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). De acordo com a empresa responsável, o empreendimento contará com 46 bangalôs, piscinas climatizadas e cobertas, sauna, spa e dois restaurantes.

A CEO do Clara Resorts, Taiza Krueder, revela que o projeto deve preservar a essência do museu e proporcionar uma experiência única aos hóspedes. “Depois serão construídas mais 60 acomodações, um spa cinematográfico no meio da floresta e a expansão do centro de eventos, até 2025. E para 2029 será inaugurado um resort completo com 150 acomodações em uma área a 700 metros do museu”, detalha.

Ela explica que cada bangalô foi cuidadosamente projetado para refletir a essência artística e cultural do local, e as duas suítes presidenciais contarão com piscina e sauna exclusivas. Além disso, todas as acomodações terão varanda com lareira, banheiras esculpidas em pedra-sabão e uma ‘Copinha da Mamãe’ equipada com comodidades modernas.

Para dar continuidade ao projeto original, feito pela arquiteta Freusa Zechmeister e parado desde 2014, o Grupo contratou o escritório Hemisfério Arquitetura. As sócias Joana Magalhães e Sofia Lobato, responsáveis pelo projeto atual fizeram parte da equipe de Freusa à época.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“O objetivo é preservar o que foi idealizado por Freusa, realizando apenas as modificações necessárias e ampliações na área molhada e na parte gastronômica. Queremos respeitar o seu legado, assim como o propósito do Instituto Inhotim. O hotel foi pensado para transmitir a essência do museu e proporcionar uma experiência única aos hóspedes”, afirma Taiza.

Detalhes do hotel que será construído em Inhotim – Brumadinho

O hotel terá diversas áreas de lazer, incluindo piscinas aquecidas, sauna, sala de massagem, brinquedoteca e academia. Os restaurantes oferecerão uma experiência gastronômica única, com foco em ingredientes orgânicos. O design de interiores, aliás, será elaborado pela renomada arquiteta Marina Linhares, incorporando peças que representam o design brasileiro e trazendo a linguagem de Inhotim para o interior do hotel.

Além de todo o luxo esperado, o projeto também terá um forte compromisso com a sustentabilidade. Medidas como reciclagem de lixo e filtros de água nas acomodações serão adotadas desde a inauguração, seguindo o DNA sustentável do Clara Resorts. O grupo, inclusive, já é reconhecido nacionalmente por suas práticas sustentáveis e recebeu prêmios por seus projetos de sustentabilidade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas