Vão consolida-se como espaço multiúso

Confirmando sua concepção como espaço livre, aberto para acolher diferentes expressões da economia criativa, o hub criativo Vão permanece como escolha acertada para locações de empresas e artistas de Minas Gerais e do Brasil. Nas últimas semanas, o espaço, instalado no segundo andar do DIÁRIO DO COMÉRCIO, no bairro Nova Esperança (região Noroeste), recebeu exposições, produções de conteúdos audiovisuais, cursos de artes plásticas, trabalhos fotográficos e outras agendas que têm movimentado o cenário cultural de Belo Horizonte.
Mais do que um coworking com pontos de trabalho e salas de reuniões distribuídos em mais de 485 metros quadrados, o hub tem atraído a atenção e o interesse de produtores que buscam locais fora do eixo Centro-Sul da capital mineira. O Vão está localizado muito próximo do hipercentro da Capital e em local de fácil acesso pelo Anel Rodoviário ou pelo Aeroporto Internacional. A estrutura e as características de um vão – como o próprio nome diz – são um atrativo a mais.
Tanto que o espaço foi novamente escolhido para sediar as gravações de fashion films para serem exibidos na São Paulo Fashion Week. Em 2021, a marca mineira LED fez toda a produção audiovisual no local. Neste ano, a também mineira Apartamento 03, do estilista Luiz Cláudio, escolheu o hub criativo para fazer suas gravações.
O conteúdo foi exibido na semana passada, durante a 53ª edição da maior semana de moda do País. Neste ano, o evento ocorreu em modelo híbrido, misturando desfiles presenciais e virtuais. Ao todo, mais de 40 marcas brasileiras apresentaram suas coleções entre 31 de maio e 4 de junho. Entre elas, a Apartamento 03.
O estilista Luiz Cláudio explica que a Coleção Ouro resgata técnicas de atelier e aposta em plissados, tons terrosos em combinação com azul e rosa bem equilibrados. E que a escolha pelo hub criativo Vão para as gravações seguiu todo um conceito.
“Escolhemos o Vão porque, depois de pesquisar o significado do ouro, chegamos em um número importante: o 5. Quando abrimos as cartas e pensamos nos oráculos e se confirmou a escolha pelo numeral. Tudo que foi envolvido na locação precisava ter relação e precisávamos de um espaço amplo, um vão. Utilizamos uma de 5 metros, tínhamos 10 pessoas ‘numa’ mesma tomada e o local precisava ter aderência. Sem contar que o tempo frio pedia uma luz intensa, que conseguimos por meio dos janelões”, ressalta.

Outro destaque do desfile, segundo o estilista, estava nas próprias modelos, que foram convidadas. “Eu queria mostrar minha roupa em corpos reais. Afinal, na nossa casa, para nossa mesa, nós recebemos pessoas que queremos no nosso convívio. E eu trouxe isso em minha apresentação. Pessoas que me são caras, com minhas roupas em uma mesa, como em um lar”, recorda.
O nome da Apartamento 03 veio do lugar onde Luiz Cláudio começou a atender: seu próprio apartamento em Belo Horizonte. Em 15 anos, a marca passou por grandes mudanças: mudou de endereço, aumentou o número de funcionários, o tamanho do ateliê, fez sua estreia nas passarelas e se fez presente em 19 estados do Brasil.
“Pelo segundo ano consecutivo, o Vão é escolhido como espaço para abrigar essas produções. São marcas mineiras que desenvolvem um trabalho interessante, levando a economia criativa feita em Minas para o mundo através do Vão”, orgulha-se a idealizadora do hub, Michelle Mulls.

Hub criativo Vão é escolha de empresas mineiras
O Vão também foi o local escolhido para o trabalho fotográfico da nova coleção da Adô Atelier, outra empresa mineira. Neste caso, voltada para bolsas e utilitários de couro. A empresa teve seu início em 2008, fundada pelas designers mineiras Fe Dubal e Tati Azzi, que se formaram juntas na Escola de Design da Uemg. O desenvolvimento dos produtos tem como mote o consumo e produção conscientes.
A presença digital é hoje o principal vetor de crescimento do negócio. A forte presença on-line, por meio do e-commerce, que existe desde 2010, e pelas redes sociais, que aproximam ainda mais os clientes, é um dos grandes diferenciais da marca. Em 2015, as empreendedoras abriram a primeira loja física na Capital. Hoje também contam com uma unidade em São Paulo.
Mas o interesse pelo hub criativo não para por aí. Segundo Michelle Mulls, muitas empresas do interior do Estado têm vindo a Belo Horizonte para realizarem seus trabalhos no espaço. E as oficinas da Bora Experiências também têm sido realizadas mensalmente. “As oficinas de colagens com o artista Gustavo Gontijo e a de aquarela com a artista plástica Fernanda Fernandes têm sido um sucesso”, avalia.
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