Hub Criativo Vão estimula economia criativa e audiovisual mineiro

Ao completar três anos, o Hub Criativo Vão, instalado no segundo andar do DIÁRIO DO COMÉRCIO, no bairro Nova Esperança (região Noroeste), expande os horizontes e recebe, cada vez mais, produções artísticas de dentro e fora de Belo Horizonte e fomenta a economia criativa do Estado.
O espaço colaborativo de 485 m2, além de ser um coworking com pontos de trabalho e salas de reuniões, oferece estrutura para diferentes manifestações artísticas, culturais, gravação de produtos audiovisuais e da cadeia produtiva da economia criativa.
De acordo com a idealizadora do Hub Criativo Vão, Michelle Mulls, setores da economia criativa, como os de vestuário e calçados, foram os primeiros a utilizar o espaço para a produção de audiovisual e agora a demanda vem crescendo e se diversificando.
“Os nossos principais clientes sempre foram do setor da moda, que é muito forte em todo o Estado. Com o tempo e o boca a boca, começamos a receber demandas diversas, desde profissionais liberais como advogados e consultores, que querem gravar conteúdo para as redes sociais; até grandes marcas de produtos esportivos, gravando comerciais; e cantores, com videoclipes”, explica Michelle Mulls.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A agenda fica mais concorrida a partir de março, depois do Carnaval. De lá para cá, a média de ocupação do hub é de 90%, superando os 80% registrados em 2023. Este ano, além de clientes da Capital e do interior, o espaço já recebeu produções audiovisuais de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Goiás.
Ponto de destaque do Vão é a própria localização, fora do eixo Centro-Sul, porém ainda muito próximo do hipercentro da Capital e de fácil acesso, inclusive, para quem chega de outras cidades via Anel Rodoviário ou pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport).
“Temos uma localização privilegiada, no caminho que liga o BH Airport e o Aeroporto da Pampulha ao centro, ao lado da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e quase às margens do Anel Rodoviário. Isso facilita a chegada e saída das equipes mesmo nos horários de rush. Contamos, ainda, com a reconhecida excelência dos profissionais do audiovisual mineiro. Temos aqui produtores, técnicos e realizadores acostumados a atender produções nacionais e internacionais”, destaca.
O espaço criativo busca dialogar também com o seu anfitrião, o DIÁRIO DO COMÉRCIO, que já completou 91 anos. A ideia é aproximar ainda mais os produtores criativos do jornal, fortalecendo de um lado e do outro a percepção sobre a importância da economia criativa para o desenvolvimento econômico e social da cidade e do Estado.
“Somos um espaço que também se dedica aos negócios de maneira transversal. Participando da economia criativa – grande vocação de Belo Horizonte –, promovendo encontros entre setores, empresas, ideias e a comunicação. O DIÁRIO DO COMÉRCIO tem essa marca do compartilhamento e da cooperação ao longo da sua história”, completa a idealizadora do Hub Criativo Vão.
Ouça a rádio de Minas