Hypofarma pode abrir fábrica em Governador Valadares até 2026

A Hypofarma, farmacêutica especializada no desenvolvimento e comercialização de medicamentos injetáveis, sediada em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), inaugura amanhã (5), uma filial em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
Até agora, já foram investidos cerca de R$ 10 milhões nessa filial, de um total de R$ 500 milhões, até 2026, em uma unidade industrial na região da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Além de recursos próprios e via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a empresa vai ao mercado prospectar potenciais investidores parceiros.
De acordo com o diretor executivo comercial da Hypofarma, Antonio Soares, o objetivo é sustentar o plano de expansão que prevê fortalecer a presença no mercado nacional e também conquistar mercados internacionais.
A escolha da cidade obedeceu a fatores como ser parte da área mineira atendida pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a proximidade com os portos do Espírito Santo, o que facilita a exportação, e ser um polo da indústria da saúde.
“Governador Valadares é um polo de saúde e de profissionais de saúde. A indústria farmacêutica tem olhado muito para essa região. É uma posição estratégica também para a exportação. Somos uma empresa de Minas para o mundo e o nosso objetivo é reduzir a dependência de insumos externos”, explica Soares.
A expectativa é que a farmacêutica gere 400 empregos diretos na nova unidade, cuja cidade-sede ainda não está definida. Atualmente, a Hypofarma gera 600 postos de trabalho diretos e pelo menos 150 indiretos em Ribeirão das Neves. Em Belo Horizonte e em Governador Valadares, até o momento, a farmacêutica já abriu 60 vagas diretas.
“Além de produzir injetáveis e medicamentos oncológicos, a nova fábrica vai contar com uma área de desenvolvimento de novos produtos, como para doenças raras, por exemplo. Isso permite a criação de empregos de melhor qualidade e fomenta uma cadeia produtiva potente, que deve atrair outras empresas do setor de saúde e também escolas dedicadas”.
A produção de medicamentos injetáveis da marca inclui 34 produtos entre analgésicos, sedativos e antibióticos. Entre os principais clientes da fabricante estão grandes grupos hospitalares, além de clínicas, órgãos públicos da área de saúde e distribuidores.
Enquanto a nova planta não fica pronta, a filial do Vale do Rio Doce dá suporte à ampliação e estruturação da equipe comercial, de marketing, de novos negócios e alianças estratégicas. Isso inclui a criação de uma força de vendas tanto interna quanto externa com foco preciso na promoção de produtos e serviços distribuídos para todo o País, com maior demanda em Minas Gerais, São Paulo e estados do Sul.
Ao passo que investe na filial em Governador Valadares, o executivo garante continuar investindo e modernizando o parque industrial da RMBH, que tem 17 mil m². No portfólio da empresa estão mais de 17 linhas de medicamentos de diferentes classes terapêuticas, como anestésicos, corticosteroides, vitaminas, antibióticos, hipertensores, anti-hipertensores, adjuvantes no tratamento oncológico, dentre outros.
“Ribeirão das Neves é a nossa sede e segue com a sua importância intocada. A unidade de Governador Valadares é complementar. Elas andam juntas. Nosso pensamento estratégico prevê avançar sobre outros mercados, não apenas das regiões Sul e Sudeste, mas também para grandes áreas demandantes nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e também no exterior, incluindo parcerias para novos negócios, como exportação e alianças estratégicas e produtivas”, completa o diretor executivo comercial da Hypofarma.
Ouça a rádio de Minas