IA nos pequenos negócios: confira cinco tendências para 2025

A inteligência artificial (IA) já faz parte da rotina da maioria dos pequenos negócios no Brasil. Segundo a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios 2025”, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 44% dos empreendedores afirmam já ter utilizado alguma aplicação de IA. Quando estimulados com exemplos, o índice sobe:
- 92% declaram uso de GPS;
- 79% já experimentaram reconhecimento facial;
- 56% adotaram assistentes virtuais.
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O levantamento mostra ainda que:
- 51% recorrem a ferramentas de textos generativos, como ChatGPT e Gemini;
- 44% já testaram geradores de imagens;
- 41% utilizam chatbots no WhatsApp.
As aplicações são diversas e estão transformando setores inteiros da economia. Para não ficarem em desvantagem diante da concorrência, os empresários devem se atentar às tendências de implementação de IA nos negócios brasileiros. Veja alguns exemplos:
1. Assistente financeiro automatizado
A Up Estate, proptech mineira, lançou um assistente financeiro virtual para o setor imobiliário. Integrada à plataforma de gestão de aluguéis da empresa, a solução responde dúvidas, envia boletos e recibos em até cinco minutos. Antes, o prazo podia chegar a 24 horas.
Para o fundador e CEO da startup, Matheus Penna, a expectativa é transformar a relação das imobiliárias com seus clientes. “Nossa meta é reduzir significativamente o volume de atendimentos manuais, aumentar a satisfação dos clientes e nos tornar referência em inovação no mercado imobiliário nacional”, afirmou.
2. Auditoria com GenAI
A Deloitte incorporou recursos de GenAI e agentes inteligentes à plataforma global de auditoria Omnia. A tecnologia permite revisar demonstrações financeiras, extrair dados de documentos diversos e elaborar relatórios preliminares com mais rapidez e consistência.
Segundo o sócio-líder de Audit & Assurance da companhia, Luiz Oseliero, o avanço atende à crescente complexidade dos negócios. “O ritmo acelerado da transformação tecnológica demanda soluções capazes de ampliar as competências e habilidades dos profissionais, e isso também se reflete na prática de auditoria”, afirmou.
3. Onboarding e RH hiperpersonalizado
A Biz, empresa de benefícios flexíveis, destina 20% de seu orçamento à IA e desenvolveu um agente virtual que atua via WhatsApp. A solução automatiza consultas de saldo, extratos e reembolsos, reduzindo o tempo de onboarding de novos colaboradores em até 81%. Para o CEO, Douglas Barrochelo, o diferencial está em colocar a identidade da empresa no centro da jornada.
4. Triagem de processos judiciais em saúde
A Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a AWS e o Hospital das Clínicas, desenvolveu um modelo de IA generativa para triagem de processos judiciais relacionados à saúde. A tecnologia pode classificar automaticamente ações, resumir documentos e apoiar magistrados com respostas em linguagem natural.
Com a judicialização da saúde em alta, são esperados 800 mil novos processos em 2025. A expectativa é que a ferramenta reduza o tempo médio de análise de 20 dias para menos de 24 horas.
5. E-commerce com IA
No varejo digital, a IA já é o recurso mais utilizado por pequenos e médios empreendedores, segundo o estudo “NuvemCommerce”, da Nuvemshop. As principais aplicações estão em catálogo de produtos, marketing e personalização de ofertas.
Segundo o diretor de Engenharia de Software da plataforma, Bruno Diegues, o uso tende a crescer. “O entusiasmo em torno do potencial da IA despertou a curiosidade de muitos lojistas, mas ainda há amplo espaço para expandir seu aproveitamento no e-commerce”, avaliou.
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