Negócios

IBD e Fundace lançam cursos da USP em BH

IBD e Fundace lançam cursos da USP em BH
Raphaela Alves explica que os cursos oferecidos serão presenciais | Crédito: Divulgação

A Escola de Negócios IBD, em parceria com a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), lança em Belo Horizonte cursos de MBA com a chancela da Universidade de São Paulo (USP). Já em março começam as turmas de MBA em “gestão de projetos” e “gestão empresarial”. Novas turmas estão previstas para maio para os cursos MBA em “gestão de vendas” e “gestão de pessoas”.

A Fundace é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1995 pelos docentes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) para facilitar o processo de integração entre universidade e comunidade.

De acordo com a sócia da Escola de Negócios IBD, Raphaela Alves, a empresa tem uma parceria comercial com a Fundace para trazer os cursos para Belo Horizonte e também outras cidades mineiras. A parte acadêmica e os certificados são chancelados pela USP através da Fundace.

“A USP não vende cursos e nem este é um polo da universidade em Belo Horizonte. Ela permite, porém, que as suas faculdades façam esse trabalho e neste caso, através da Fundace. Então, somos uma parceira comercial na comercialização de cursos executivos da Fundace em Belo Horizonte. Vamos utilizar a sede da IBD, no bairro Santo Agostinho (região Centro-Sul), para ministrar as aulas que serão 100% presenciais, quinzenalmente aos sábados”, explica Raphaela Alves.

Os MBAs oferecidos são de 550 horas, sendo concluídos em um ano e meio. Para ser admitido, o candidato passa por uma seleção que inclui análise de currículo e entrevista. Também em maio passarão a ser oferecidos cursos de curta duração – 40 horas – voltados especialmente para profissionais do mercado que precisam se capacitar em uma questão específica. A lista dos próximos cursos está no site da entidade.

O objetivo é levar o mesmo modelo para Montes Claros, no Norte de Minas, e para o Vale do Rio Doce, a ser decidida a cidade entre Ipatinga e Governador Valadares.

“Vamos trabalhar apenas com cursos presenciais e, por isso, ainda estamos aguardando um pouco mais a definição das políticas de isolamento social para lançar as outras praças. Entendemos que a marca USP é um grande valor e que poder trazer esse serviço para Minas Gerais em parceria com a Fundace é facilitar e tornar mais barato a formação desses alunos. Nem sempre é viável sair do interior de Minas para ir para São Paulo, mas vir para Belo Horizonte é bem mais fácil e barato. E é nesse sentido também que estamos aguardando o melhor momento para chegar em Montes Claros e Ipatinga, que são cidades de negócios importantes e que recebem grande fluxo de pessoas de outros estados”, completa a sócia da Escola de Negócios IBD.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas