Ibef-MG comemora agenda positiva em 2019

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais (Ibef-MG) realizou em 2019 uma série de atividades que intensificaram o networking entre empresários e executivos das principais empresas brasileiras.
“Foi um ano de muito trabalho no qual nos dedicamos a desenvolver nossos relacionamentos e ampliar as vivências técnicas voltadas ao público do Ibef Global. Temos a certeza de que fomentamos o debate de temas atuais que contribuíram para o aprimoramento não só da gestão financeira, como do modelo de comunicação digital e da nossa marca em toda Minas Gerais e no País”, comenta o presidente reeleito do Ibef-MG, Camilo Lelis.
A agenda de atividades começou em fevereiro de 2019, com a posse da nova diretoria do Ibef-MG.
“Transformação digital” foi o tema de encontro promovido pelo Ibef-MG no dia 25 de junho. O convidado foi João Alvarenga, diretor de TI do Grupo Hermes Pardini. No evento, o palestrante falou sobre Inteligência Artificial (AI), customer experience, analytics e tecnologias emergentes.
Para o presidente do Ibef-MG, Camillo Lelis, a apresentação de João Alvarenga conectou os associados a uma realidade que está transformando a vida de muitas empresas e a maneira de trabalhar de muitos profissionais.
“O mundo está caminhando rapidamente para um processo de revolução digital através da inteligência artificial (AI), customer experience, analytics e tecnologias emergentes. As empresas e os profissionais, principalmente da área financeira, têm oportunidades de engajar com soluções que proporcionam agilidade, aumentam a eficiência, o controle e a produtividade das equipes”, resumiu.
Os encontros de finanças do segundo semestre do Ibef-MG tiveram inicio com a participação da CFO da Anglo American, Ana Sanches, que compartilhou suas experiências profissionais e empresariais na gestão de finanças da empresa.
Ana Sanches detalhou as operações da Anglo American no mundo e no Brasil onde opera na rota Minas-Rio, com minério de ferro e com níquel, nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, no estado de Goiás. Destacou a importância da área financeira conhecer e se envolver no processo operacional. Para muitos, segundo Sanches, é uma surpresa ver a CFO de madrugada, na troca de turno, conversando com os colaboradores sobre processos.
“Precisamos conhecer os detalhes da operação para poder oferecer suporte. Não basta ler relatórios, muitos deles desnecessários. O importante é entender o que os dados significam e agir”, ponderou.
Dois importantes eventos marcaram o mês de setembro. O primeiro foi a palestra do vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Usiminas, Alberto Ono. Ele revelou aos participantes o case empresarial de recuperação econômico-financeira da Usiminas. O executivo atua na empresa desde 2009, onde já ocupou os cargos de Diretor Corporativo de Planejamento e Controle de Gestão e Diretor de Planejamento Econômico-Financeiro, antes de assumir o posto de vice-presidente.
O segundo evento de destaque em setembro aconteceu no fim do mês e teve como convidado o diretor financeiro da Vallourec, Rogério Perillo. O palestrante ministrou sobre o tema “Competitividade: Necessária Evolução dos Processos Administrativos”.
Um dos temas de destaque reservados para o mês de outubro foi o seminário “Equity Crowdfunding: A Nova Era de Investimentos” que teve a participação de grandes especialistas. Entre eles o diretor-geral da Investor, Rodrigo Oliveira que abordou “Aspectos Econômicos do Equit Crowdfunding”; os advogados Bernardo Freitas e Adriano Ferraz que falaram sobre os aspectos jurídicos do tema e o executivo da Clínica +60, Fernando Assunção, que destacou a “Visão da Empresa Emissora”.
Também em outubro, o Ibef-MG levantou a pauta dos riscos cibernéticos. Em parceria com o Coimbra & Chaves Advogados e a Solution Gestão de Seguros, a edição do Encontro de Finanças debateu sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e todos os seus aspectos jurídicos e a gestão dos riscos nas empresas, com análise a partir de sua implantação, prevista para agosto de 2020.
A sucessão Empresarial em Empresas Familiares foi o tema do Encontro de Finanças do dia 12 de novembro. O assunto foi abordado pelo presidente Executivo/CEO do grupo Hermes Pardini, Dr. Roberto Santoro.
O presidente do Ibef-MG, Camilo Lelis, ressaltou que o processo sucessório é um momento muito importante para a saúde da empresa e que deve ser planejado com muita antecedência, permitindo o sucesso de gestões futuras e garantindo a sua plena capacidade de gerenciamento.
Novembro também foi marcado pelo Seminário Finanças e os Desafios da Mulher no Trabalho: Superação do presente e perspectivas futuras. Promovido pelo Conselho Mulher do IBEF-MG foi apresentado e debatido com várias mulheres profissionais de finanças.
Destaque para as participações especiais de Fernanda Girão, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH); Luciana Nardoni, do Tribunal de Justiça e Minas Gerais (TJMG); Mayerling Vaz, da Vermont Corporate; Renata Horta, da Tropos Lab; Sandra Bini, Life Coach e Tânia Teixeira, da PUC Minas.
Para fechar o ano, o Ibef-MG promoveu em dezembro, o seu tradicional “Prêmio O Equilibrista”. O prêmio para o Executivo de Finanças de 2019 ficou com a CFO da Anglo American Brasil, Ana Cristina Sanches Noronha.
A entidade também consagrou cinco empresas que se destacaram na gestão de finanças no Estado de Minas Gerais no período, com o Prêmio Excelência em Finanças Corporativas. Foram elas: Localiza Rent a Car S/A, Instituto Hermes Pardini S/A, Banco Inter S/A, MRV Engenharia e Participações S/A e Usiminas.
Segundo Camillo Lelis, com a entrega do prêmio, a entidade homenageia também os profissionais que possuem o perfil do executivo de finanças representado pela escultura, reconhecendo em cada um a coragem, a objetividade, a racionalidade e o equilíbrio.
Em 2020, a agenda de atividades tem início no próximo dia 14 de fevereiro com palestra do Secretário de Estado de Fazenda, Gustavo de Oliveira Barbosa, que vai falar sobre a política fiscal no Estado de Minas Gerais. O evento será realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). (Da Redação)
Ouça a rádio de Minas