Negócios

IBGC quer governança corporativa pela sustentabilidade do planeta

Fundado há 30 anos, Instituto aumenta presença e diversifica membros para impacto positivo na sociedade
IBGC quer governança corporativa pela sustentabilidade do planeta
Crédito: Divulgação/ IBGC

Pronto para iniciar as comemorações de 30º aniversário em 2025, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) –  organização da sociedade civil referência em governança corporativa – tem como  objetivo gerar e disseminar conhecimento a respeito das melhores práticas em governança corporativa e influenciar os mais diversos agentes em sua adoção, contribuindo para o desempenho sustentável das organizações e, consequentemente, para uma sociedade melhor.

Desde a chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil, no início de 2020, e a consequente digitalização dos eventos, o Instituto aumentou sua presença nos estados e viu o interesse pelo tema da governança corporativa crescer no Brasil. De acordo com a diretora-geral do IBGC, Valeria Café, a crise de confiança e econômica desencadeada pela doença fez com que empresas e gestores se voltassem para a governança como um instrumento não apenas de gestão com vistas à redução de custos e aumento das margens de lucro em primeira instância, mas também como método e ferramenta para lidar, implementar e controlar temas cada vez mais importantes para a sociedade como responsabilidade ambiental e social.

Valéria Café IBGC
Valéria Café: governança precisa ser uma política permanente | Crédito: Divulgação / IBGC

“Hoje, entre 12% e 15% dos nossos associados, são empresas e o restante são gestores que participam do IBGC como pessoa física. Queremos aumentar o número e diversificar o perfil de empresas fazendo com que a governança se fortaleça dentro da cultura corporativa, deixando de ser um propósito desta ou daquela gestão para ser uma política permanente dentro das companhias”, explica Valeria Café.

O IBGC é considerado um think tank da governança corporativa, uma rede colaborativa de ideias dedicada a explorar temas e questões importantes sobre governança e que impactam positivamente a sociedade a partir de quatro valores:

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


  • Proativismo: Comprometimento com a capacitação de agentes, com o desenvolvimento e a disseminação das melhores práticas.
  • Diversidade: Valorização e incentivo à multiplicidade de ideias e opiniões.
  • Independência: Soberania nos princípios, zelo pela imagem e imparcialidade em face de quaisquer grupos de interesse.
  • Coerência: Entre iniciativas e princípios da governança corporativa, ou seja, a Transparência, a Equidade, a Prestação de Contas (accountability) e a Responsabilidade Corporativa.

Entre as principais iniciativas do IBGC nos últimos anos está a criação do Centro de
Governança da Família Empresária – um hub surgido a partir do Fórum Nacional de Governança da Família Empresária, que aconteceu em março de 2024, que visa promover uma rede de relacionamentos para que seus membros compartilhem experiências e aprendizados obtidos ao longo de suas jornadas a partir de fóruns, imersões, entre outros encontros, que colocam as relações da família empresária e os seus negócios no centro do debate.

Outra pauta de grande interesse são as mudanças climáticas. Entre os dias 6 e 10 de junho, será realizada a Vivência Samaúma. O projeto, organizado pelo IBGC/Chapter Zero Brazil, será em Manaus (AM). O objetivo é fazer com que os participantes se (re)conectem com a Floresta Amazônica e conheçam possíveis economias e modelos de negócios e de sociedade mais sustentáveis. Os participantes passarão duas noites em um hotel em Manaus e outras duas noites embarcados. Na ocasião, terão a oportunidade de realizar uma série de atividades transformadoras como: 

  • Visitas a comunidades indígenas e ribeirinhas para conhecer seus saberes e modos de vidas;
  • Visitas a entidades e projetos locais;
  • Aulas/conversas/workshops com especialistas.

“Convidamos os conselheiros para essa imersão porque as empresas precisam se mobilizar em torno da governança climática. Empresas e gestores têm papel fundamental nesse debate e na tomada de decisões que realmente impactem o destino do nosso planeta positivamente enquanto ainda há tempo”, pontua a diretora-geral do IBGC.

Os princípios da governança corporativa são também essenciais para o trabalho desenvolvido pelo Movimento Minas 2032 – pela transformação global (MM 2032). Liderado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, o MM2032 propõe uma discussão sobre um modelo de produção duradouro e inclusivo, capaz de ser sustentável, e o estabelecimento de um padrão de consumo igualmente responsável, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2015.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas