Iclei América do Sul realiza em BH e Nova Lima 1º Encontro Regional de Minas Gerais
É a primeira vez que o Iclei América do Sul promove um encontro regional no Estado de Minas Gerais. E diante de tamanha receptividade mineira, foram escolhidas duas cidades para sediar o evento. Ontem e hoje, 2 de junho, é Belo Horizonte que abriga a conferência, dentro do 37º Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas. Depois disso, a sede passa a ser a Fundação Dom Cabral, em Nova Lima.
Sendo que no último, 04/06, os participantes serão mobilizados em torno do tema Ecoturismo, tendo a oportunidade de estar em contato direto com a pauta por meio de uma visita ao Distrito de São Sebastião de Águas Claras, popularmente conhecido como Macacos. Antes, o Cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, Lucas Brown, fará uma palestra sobre o tópico.
Para o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, a realização do encontro entre o Iclei e autoridades do município é um marco. “Para nós, nova-limenses, que contamos com mais de 60% do nosso território preservado e temos o desenvolvimento sustentável como premissa de governo, receber um encontro dessa importância é motivo de satisfação e orgulho. Sabemos dos desafios que temos pela frente, mas entendemos que Nova Lima também pode estar na vanguarda neste assunto, com políticas públicas inovadoras e compromissadas com a qualidade de vidas das próximas gerações”, ressalta.
O secretário de Meio Ambiente de Nova Lima, Gabriel Coutinho, também destaca a importância do encontro. “Líderes e gestores municipais, do Estado e do País discutem temas relevantes, tratando do aquecimento global, desenvolvimento sustentável e diversidade econômica. Momentos como esse favorecem a implantação de políticas públicas que possam construir novas diretrizes, pensando sempre em um futuro melhor para Nova Lima, para o estado e para o planeta”, afirma.
O maior objetivo do “I Encontro Regional Iclei Minas Gerais – Desenvolvimento Sustentável na Reconversão de Territórios” é promover discussões de alto nível, que fomentem o compartilhamento de boas práticas, a apresentação de experiências bem-sucedidas e de lições aprendidas de projetos e outras ações implementadas nas regiões. Assim, o Encontro visa à promoção de intercâmbio entre órgãos e entidades da administração pública, sociedade civil, entidades não governamentais, empresas, universidades e grupos de representação como as juventudes.
A Plenária “Desenvolvimento de Baixo Carbono” é uma das atividades já confirmadas. Na oportunidade, serão apresentados o Plano de Conformidade Climática do Estado, as prioridades do Reino Unido em relação à agenda net-zero e a campanha Race to Zero atrelada a um plano de inovação em Minas Gerais. Outra sessão que também já está confirmada é a de Diversificação Econômica e Reconversão de Territórios, pauta tema do I Encontro de Minas Gerais, além de práticas que utilizaram Soluções Baseadas na Natureza para problemas urbanos.
No dia 03/06, às 16h30, o encontro promoverá treinamentos relacionados à Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) e Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS).
Outras florestas
Um dos pontos altos do encontro é o encerramento: uma aula show com Gilberto Gil e participação especial de Benki Ashaninka, liderança indígena, representante político e xamânico do povo Ashaninka, cuja tribo está localizada no Acre. O trabalho dele é reconhecido internacionalmente e junto com seu povo foi o responsável pelo plantio de mais de dois milhões de árvores na Amazônia. A apresentação da dupla está marcada para o último dia do evento no Grande Teatro Palácio das Artes.
O evento contará ainda com a abertura da exposição Povos Originários do fotógrafo Ricardo Stuckert, que permanecerá aberta ao público até́ o dia 13 de junho. Ambas as iniciativas terão uma apresentação única no Brasil e toda a verba arrecadada será destinada aos custos do evento e para ações de plantio e educação ambiental nas periferias de Belo Horizonte. O projeto Outras Florestas propõe fazer de Belo Horizonte uma cidade comprometida com as causas ambientais utilizando a cultura como elemento de transformação social e combate às desigualdades. Além do Iclei América do Sul, também apoiam o projeto da ONG Contato o Instituto Yorenka Tasorentsi (Acre) e empresas de turismo de Belo Horizonte.
Parcerias
O I Encontro Regional Iclei Minas Gerais é realizado pelo Iclei América do Sul e pela Prefeitura de Nova Lima, com correalização do Sebrae. Conta com o patrocínio da MRV, empresa parceira do Iclei em 2022, Fundação Estadual do Meio Ambiente e governo de Minas Gerais, UrbBrasil, Consulado Britânico, Anglo American, Projeto Estadual de Reconversão Produtiva em Territórios Minerados e Novo Olhar Sustentabilidade, que irá calcular as emissões de gases de efeito estufa do encontro e compensar por meio de plantio de mudas. Essa parceria para a Certificação Evento CO2 Free já ocorreu durante o I Encontro Nacional do Iclei Brasil, realizado em março, no Recife, e deverá se repetir nos próximos encontros regionais do Iclei.
O encontro também conta com o apoio institucional da Fundação Dom Cabral, MCR2030, Race to Zero, Race to Resilience, Ibram, Instituto Espinhaço, Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), Fundação Konrad Adenauer (KAS-Brasil), CDP Latin America, Amig e Catapult. Os outros apoiadores são: APL, GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional), UICN Apoio Institucional (União Internacional para Conservação da Natureza), Interact Bio e Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente).
Ouça a rádio de Minas