IDA conquista mercado em Minas

O consumo está em constante mudança. Prova disso é que, com o passar dos anos, as pessoas não escolhem produtos apenas por suas características físicas, mas pelo valor intangível, que existe em todo o processo que constitui determinado item.
A marca de moda sustentável IDA foi criada, em 2019, com esse propósito: ser propositiva — uma palavra que representa o olhar crítico sobre o ciclo da moda atual e a iniciativa de gerar soluções.
Com esse olhar, a empresa já conquista o coração dos consumidores de Minas Gerais, que representam o terceiro maior público da loja, que está presente em São Paulo e também por meio do e-commerce.
Segundo Bento Guida, CEO da oáz, plataforma de estilo de vida que detém a marca de roupas femininas, a principal estratégia para trabalhar a sustentabilidade na fabricação das peças é por meio das escolhas das matérias-primas, que são reaproveitadas, orgânicas, recicladas e certificadas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Além disso, a marca busca por fornecedores e parceiros que tenham o mesmo foco em uma cadeia mais justa no que diz respeito ao meio ambiente e à sociedade, às pessoas.
“A IDA nasceu de uma provocação pessoal minha de trazer para o mercado um novo jeito de olhar para a moda, com mais consciência e como forma de expressão. A busca por criar peças de menor impacto negativo não deve mais ser vista como algo novo, mas sim fazer parte de nossa relação com a moda. Quando olhamos para o futuro, temos que pensar no que estamos realizando agora, e essa é a mensagem da IDA”, afirma Bento Guida.
Vestir justo
O objetivo da marca é, ainda segundo o CEO, levar roupas duradouras, elegantes, leves, versáteis e, sobretudo, um vestir mais harmônico e respeitoso com a vida. Neste verão, por exemplo, o lançamento da marca segue o propósito de criar roupas atemporais, que transitam nas mais diferentes ocasiões do dia a dia.
Ainda pensando na sustentabilidade, os lançamentos respondem às necessidades inerentes a duas estações específicas: o inverno e, como já citado, o verão, com entradas mensais de novos produtos.
“Nós prezamos pelo conforto e bem-estar (das consumidoras) e, nesse sentido, o verão naturalmente pede peças em tecidos mais leves, fluidos e modelagens que revelam mais o corpo de quem veste. O inverno pede mais aconchego, peças que acolhem o corpo com toques que agradam a pele, é o momento que exploramos tecidos com texturas e também brincamos com pontos variados nas construções de tricô”, conta a head de estilo da IDA, Gabriela Machado.
No atual verão, a IDA aposta em um dia à beira do lago enquanto inspiração da sua coleção, intitulada “Pluralidades”. A proposta é levar, a quem veste, leveza e acolhimento, além de sentimento de renovação e expressões de amor para o processo de cada pessoa.
A marca
A IDA foi lançada ao mercado no final de 2019, pouco antes do início da pandemia da Covid-19. Em meio aos desafios do período e que ainda perduram, a loja, que nasceu por meio do e-commerce, cresceu 372% em 2021, sendo que o canal digital continua sendo o ponto forte das vendas.
Hoje, a loja conta, ainda, com três pontos físicos: na Oscar Freire, no Shopping Pátio Higienópolis e no Shopping Morumbi, ambas em São Paulo. Apesar de não projetar o momento, a empresa pretende expandir suas operações também em Minas Gerais.
Ouça a rádio de Minas