Negócios

IDEIAS | Maura Menin, pioneirismo e visão

IDEIAS | Maura Menin, pioneirismo e visão
Crédito: Divulgação

Quando assumiu a presidência da Sociedade Mineira dos Engenheiros, Virgínia Campos anunciou, com pertinência e legitimidade, a instituição de uma medalha para marcar um dia de homenagem a mulheres da área do conhecimento e da arte de engenhar. Expondo sua decisão e na busca de um símbolo, não tive dúvidas quando consultada: Medalha Engenheira Maura Menin Teixeira de Souza. Querida Dra. Maura, guardiã de um verdadeiro tesouro. Dados do monitoramento hidrometeorológico. Preciosas informações, criteriosamente coletadas dos nossos corpos de água: vazão (velocidade), nível do rio, chuvas. Madrinha e mãe da hidrometria.

Não sei se todos conseguem perceber a importância que a Dra. Maura exerceu durante anos no antigo DNAEE (Departamento Nacional de Água e Energia Elétrica), lembrando que nossa matriz energética ainda é predominantemente hidráulica – embora já tenha sido mais. Geração de energia, cujas dimensão e segurança dependem do conhecimento básico sobre a capacidade hídrica. Conhecimento também de suma importância para a agricultura, a indústria, o abastecimento. Enfim para a vida, tal como a conhecemos e tal como a queremos melhorar.

Lançada a medalha, o momento da entrega à primeira homenageada, neste 26 de agosto, não poderia ser mais apropriado. Vivemos um cenário de insegurança hídrica e, portanto, de insegurança energética. Leigos, e algumas lideranças desavisadas, ora culpam São Pedro, ora rezam para o Santo. Como se chover agora e não chover por mais um período fosse fator único e isolado de melhoria ou da piora de nossa atual situação. Quem trabalha com a hidrologia, e graças a exemplos e empenho de profissionais dedicados como Dra. Maura Menin, amantes da indispensável hidrometria, analistas e conhecedores de dados, regiamente coletados, e com empenho analisados e consistidos, sabem que a situação não se caracteriza bem assim. Sabem, mais, que vivemos hoje, como vivemos ontem, um risco mais que anunciado de escassez, racionamentos e torneiras secas.

Pode parecer prosaico e simplista, mas, com o advento da tecnologia da informação, que permite que com um clique seja possível ter informações de todas as partes do mundo em tempo real e das mais variadas agendas, estamos como a criança que acha que o leite sai da caixinha e que a água é gerada na torneira. Com o agravante da possibilidade e acesso para espalhar, com rapidez e alcance, nossas impressões, conclusões e soluções para o leite que falta na caixinha ou para o problema na torneira, na qual não mais corre água.

Saber exatamente o que ocorre é a única maneira de identificar e propor soluções para a genericamente denominada crise hídrica. Saber exatamente o que ocorre, se já ocorreu, se periódico, como ocorre e porque ocorre, é saber somente se com base em uma boa série histórica, quanto maior melhor, de dados hidrométricos coletados e tratados. A partir desses dados, e com o desenvolvimento de estudos especializados, é possível correto diagnóstico, um bom prognóstico e uma boa solução.

Voltemos, aqui, à homenagem a Maura Menin, a quarta engenheira formada pela UFMG e uma das primeiras mulheres a ocupar cargo de direção em órgão público da grandeza de um DNAEE. Mulher visionária, elegeu a água como elemento de sua dedicação profissional, e no que há de mais especial, a hidrometria.

A medalha SME Maura Menin Teixeira de Souza é conferida à mulher profissional em qualquer campo da engenharia que tenha se destacado em Minas Gerais no exercício da sua profissão, com uma rica experiência humana no meio empresarial, comercial, industrial, do agronegócio, da prestação de serviços, bem como na vida pública, cujas conquistas pessoais se tornaram coletivas e ambientais, deixando sua marca na sociedade com o traço feminino do acolher e do cuidar.

Tarefa difícil, selecionar a homenageada. Tarefa que se tornou fácil, pois Minas Gerais é rica em exemplos femininos e em Virgínias brilhantes. Ninguém poderia melhor representar e inaugurar a medalha que a Engenheira Virginia Ciminelli. Em um site de busca será fácil confirmar o mérito da escolha. Quem tem ou teve o privilégio de conviver, profissionalmente ou não, com Virginia Ciminelli testemunha sua rica experiência humana. Destaque imenso, para sua feminilidade, no trato consigo, e no cuidado acolhedor com todos ao seu redor.

Começar em nível tão alto fará a próxima seleção bem difícil.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas