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iFood expande ‘Maquinona’ em Minas Gerais e auxilia na gestão de negócios locais

Ferramenta é capaz de integrar dados e gerar insights de gerenciamento, resultando em um aumento nas vendas
iFood expande ‘Maquinona’ em Minas Gerais e auxilia na gestão de negócios locais
Crédito: iFood/Divulgação

A empresa de delivery iFood expandiu a sua maquininha de cartão, batizada de “Maquinona”, para restaurantes e demais estabelecimentos do setor de alimentação em Minas Gerais.

A novidade é que, além das funções tradicionais de pagamento, a ferramenta usa inteligência artificial (IA) para coletar dados e auxiliar no relacionamento com os clientes por meio de ações de fidelização e marketing.

Segundo a empresa, a ferramenta é capaz de integrar dados e gerar insights de gerenciamento, resultando em um aumento nas vendas que pode variar de 7% a 40% para os estabelecimentos que optarem em utilizar o dispositivo.

“Não somos uma maquininha tradicional”, explica o vice-presidente de Operações do iFood Pago, Thomas Barth. “Por ela, é possível agregar dados e estratégia, utilizar serviços financeiros e integrar operações de delivery e salão”, detalha.

Metas do iFood

A Maquinona teve os seus primeiros testes iniciados no ano passado somente na cidade de São Paulo. Segundo a empresa a intenção é de expandir a novidade para outras praças pelo País.

Até o momento, a ferramenta já ajudou a identificar 300 mil clientes. Destes, 40 mil consumidores já utilizaram os cupons ativos gerados por sua tecnologia de recebimento de pagamentos.

De outubro de 2024 até então, a Maquinona transacionou um montante na ordem de R$ 20 milhões e deve chegar, em março deste ano, ao volume de R$ 80 milhões em vendas. A expectativa é atingir R$ 2 bilhões anualmente em todo o País.

Em Minas Gerais, comerciantes de qualquer cidade podem adquirir a tecnologia. Para ter acesso é necessário abrir uma conta digital junto ao iFood Pago no Apple Store ou no Google Play.

O cadastro é feito após a instalação do aplicativo, e, se aprovado, em poucos dias o equipamento é entregue ao estabelecimento informado.

Sucesso no sabor e nos números

Prova de que essa funcionalidade digital tem dado certo no mundo físico é a cafeteria e padaria artesanal Coisa de Vó, localizada na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Por lá, as vendas no início deste ano já cresceram 40% quando comparado ao mesmo período do ano anterior, conforme adianta o proprietário, Gustavo Andaki.

Coisa de Vó registra 40% de alta nas vendas na capital mineira | Crédito: Divulgação Coisa de Vó

“A parceria com o iFood Pago veio em boa hora. O Coisa De Vó passou a receber mais clientes e, com o uso da Maquinona, eles são premiados cada vez que consomem no nosso salão. Além disso, recebem descontos para voltar e sabem em primeira mão das nossas novidades via WhatsApp. Isso aumentou nosso faturamento e a recorrência dos clientes no estabelecimento”, afirma.

Para ele, o desempenho em vendas tem sido satisfatório, quando levado em consideração os benefícios que a ferramenta oferece no mercado.

A cafeteria iniciou suas operações em 2020 com foco em delivery, mas com o crescimento do negócio, o salão usado para a gestão do negócio precisou ser ampliado.

No menu do estabelecimento, os clientes podem encontrar bolos, pães, biscoitos, croissants, confeitaria francesa e cafés. Já o funcionamento ocorre de terça a sexta-feira, de 9h às 18h30, aos sábados de 8h às 18h, e aos domingos de 8h às 12h30.

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