Negócios

Pedidos de marmita via delivery crescem 21% em Minas Gerais em 2024; veja a retrospectiva do iFood

Padaria, salgados, hambúrguer e açaí; confira quais foram os líderes em pedidos no iFood neste ano
Pedidos de marmita via delivery crescem 21% em Minas Gerais em 2024; veja a retrospectiva do iFood
Crédito: Reprodução Adobe Stock

Desde a época da pandemia, o delivery vem se consolidando como um hábito dos brasileiros devido à sua conveniência. A plataforma iFood fecha o ano de 2024 com resultados que refletem essa tendência por parte dos consumidores mineiros e brasileiros. Em Minas Gerais, o destaque da plataforma foram os pedidos de entrega de marmita.

Segundo os dados divulgados pelo iFood, foram 380 mil estabelecimentos cadastrados na plataforma durante o ano e a categoria que mais cresceu em número de pedidos foi a marmita, que registrou alta de 21% em Minas, enquanto a elevação nacional foi da ordem de 18%. Somente no Estado, o aumento no número de delivery de marmitas pelo aplicativo no ano foi de 772,4 mil.

Para a diretora de marketing para negócios do iFood, Beatriz Pentagna, o balanço anual mostra que a empresa conseguiu ampliar as oportunidades para mais empreendedores, que encontram no iFood uma fonte importante da renda.

“O iFood teve papel fundamental para consolidar o hábito do delivery entre brasileiros, que estão cada vez mais buscando a plataforma para consumir todo tipo de culinária. Nosso esforço é para que o app, que conecta restaurantes, entregadores e clientes, seja sempre uma oportunidade de crescimento e renda aos empreendedores do País”, considera.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Além das marmitas, veja quais foram as categorias do iFood que mais cresceram em pedidos em Minas Gerais:

  1. Marmitas                       21%                               +772,4 mil
  2. Padaria                          14,5%                            +199,2 mil
  3. Salgados                        14%                               +139,3 mil
  4. Hambúrguer                 11,5%                            +203,5 mil
  5. Açaí                               11%                               +777,9 mil

No Estado, o iFood já se consolidou como parceiro dos empreendedores para impulsionar as vendas. O proprietário do restaurante Ambrozini, Pedro Henrique Ambrósio Diniz, conta que começou no delivery em 2017 e tem hoje no iFood seu o principal canal de vendas, representando até 80% do faturamento.

“Durante a crise econômica no País, tivemos queda no faturamento e, com o iFood, em um mês tivemos um boom nos pedidos de marmita, saindo de 20 para 200 por dia. Então, abri meu primeiro restaurante de portas fechadas em Belo Horizonte, para atuar somente com delivery. Hoje são quatro dark kitchens, 17 lojas virtuais no iFood, e fazemos 34 mil entregas por mês, com projeção de até o final de junho de 2025, chegar a 60 mil entregas mensais”, projeta Diniz.

O restaurante Ambrozini atende todas as categorias mais vendidas do iFood: comida brasileira, padaria, hambúrguer, açaí e salgados. Os pratos mais pedidos são feijoada, tropeiro, espaguete a bolonhesa, estrogonofe e marmita no estilo “monte do seu jeito”.

Veja os tipos de refeição mais pedidas em Minas pelo iFood

  1. Lanches                                  25.104.824 milhões
  2. Brasileira                                 12.043.587 milhões
  3. Pizza                                          7.900.367 milhões
  4. Açaí                                          7.814.702 milhões
  5. Marmita                                    4.416.693 milhões

Panorama do iFood no Brasil

No balanço da área de restaurantes em todo o País, a comida mais pedida continuou a ser o hambúrguer, mas os clientes passaram a buscar por outras categorias no delivery, diversificando, ainda mais, as chances de sucesso para os empreendedores na plataforma.

Em 2024, o segundo lugar ficou com itens de padaria, que aumentaram 11%. Em seguida, estão os pedidos de açaí, que cresceram 9%.

No período, os restaurantes tiveram uma média mensal de 653 milhões de visualizações de pratos. E 160 mil estabelecimentos parceiros se destacaram com o Selo Super, programa criado pelo iFood para reconhecer aqueles que oferecem as melhores experiências no delivery aos clientes.

Ao todo, o iFood movimenta 110 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 360 mil entregadores conectados, 380 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias e 55 milhões de clientes espalhados por 1.500 cidades brasileiras.

Retrospectiva para os restaurantes cadastrados no iFood

Em dezembro, cada restaurante cadastrado na plataforma passou a receber um conjunto de insights sobre 2024, transformando dados em oportunidades para expandir horizontes e cultivar conexões ainda maiores com os clientes em 2025.

Desse modo, os parceiros do iFood passam a ter acesso a informações de horário/turno que os clientes mais pedem, quantidade de avaliações positivas, características mais elogiadas em avaliação, quantidade de clientes novos, quantidade de clientes fieis, quantidade de meses em que foi Super, e quantidade mensal de visualizações dos pratos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas