Impacto bilionário: iFood movimenta 0,43% do PIB de Minas e cria 92 mil empregos no Estado

Minas Gerais está se consolidando como um dos principais motores de crescimento do ecossistema iFood no Brasil. De acordo com dados apresentados pela empresa, as operações da plataforma no Estado geraram R$ 4,8 bilhões em 2024, o equivalente a 0,43% do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro, um crescimento de 30% em relação ao ano anterior.
Os números são resultado de um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que também revelou a criação de 92 mil postos de trabalho diretos e indiretos em Minas Gerais. O desempenho destaca o Estado como uma das regiões mais relevantes para a plataforma, que movimentou R$ 140 bilhões no País, o equivalente a 0,64% do PIB nacional.
Minas Gerais no radar da tecnologia do iFood
O avanço do iFood em Minas é estratégico para a expansão da empresa. A região Sudeste continua sendo a principal responsável pelo impacto econômico do app no Brasil. E Belo Horizonte acaba de receber mais um reforço dessa presença: a “Maquinona” iFood Pago.
A solução financeira já está em operação em 60 restaurantes da capital mineira com previsão de chegar a 465 estabelecimentos até março de 2026. A “Maquinona” reúne pagamento, marketing e inteligência de dados em um único equipamento e já se provou eficiente em outras capitais como São Paulo, Brasília e Curitiba.
Restaurantes que adotaram a ferramenta registraram aumento médio de 12% nas vendas, chegando a crescimentos de até 40% com estratégias de fidelização. Um dos cases de sucesso é o restaurante “Coisa de Vó”, que conseguiu abrir uma segunda unidade em Belo Horizonte graças à parceria com o iFood.
Marmita é a estrela do delivery mineiro
A pesquisa da Fipe também trouxe ainda insights sobre o comportamento do consumidor mineiro no app. Pedidos de marmita cresceram 29,4% em 2024, passando de 3,72 milhões para 4,82 milhões. A categoria foi a que mais avançou em número de pedidos no Estado.
Logo em seguida aparecem:
- Padaria (+27,87%)
- Hambúrguer (+21,25%)
- Açaí (+20,89%)
- Lanches (+20,76%)
Mesmo com crescimento mais tímido, categorias como comida saudável, doces, pizza e culinária japonesa continuam no topo do ranking de consumo.
Confira o top 5 categorias mais pedidas em Minas Gerais no iFood em 2024
- Lanches – 25,3 milhões
- Brasileira – 12,6 milhões
- Pizza – 8,4 milhões
- Açaí – 7,9 milhões
- Marmita – 4,8 milhões
Restaurante de BH é finalista em premiação nacional
Entre os restaurantes em destaque na plataforma, a Patusco Pizzaria, de Belo Horizonte, está entre os finalistas do Prêmio iFood Super Restaurantes. O reconhecimento celebra estabelecimentos com excelência em entrega e experiência do cliente.
Fundada em 2010 por Felipe Melo, a pizzaria começou com panfletagem nas ruas e hoje opera 100% no delivery, com três unidades e mais de 700 pedidos por dia. Mais da metade das vendas da empresa (55%) vem diretamente do iFood.
“Seguimos crescendo com a mesma essência lá do começo: trabalho duro, foco no cliente e paixão por fazer pizza”, conta Melo.
Para conquistar o selo Super Restaurante, o estabelecimento precisa manter avaliação acima de 4,7, menos de 1% de reclamações e menos de 0,9% de cancelamentos, marca que a Patusco atingiu com excelência.
Ouça a rádio de Minas