Brasileiros de alta renda ampliam busca por imóveis em Portugal
Com juros elevados no Brasil e maior facilidade de financiamento na Europa, cresce entre brasileiros de alta renda o interesse por imóveis no exterior, seja para diversificação patrimonial, geração de renda ou mudança de residência.
Nesse movimento, empresas brasileiras especializadas em gestão de patrimônio imobiliário começam a estruturar serviços voltados à busca e administração de propriedades em destinos europeus, especialmente em Portugal. É nesse contexto que surge a Maia International Properties.
A proposta é oferecer um serviço personalizado, capaz de encontrar o imóvel exato para o cliente certo. Assim, a empresa promete localizar e administrar imóveis de luxo em Portugal para brasileiros interessados em morar ou investir no país europeu.
Criada como um braço da Maia+20, empresa com sede em Belo Horizonte e dedicada à gestão de carteiras imobiliárias de alto padrão para clientes exclusivos, a Maia International Properties nasceu quando, em uma viagem por Portugal, o fundador Luiz Felipe Maia postou uma foto e uma cliente se interessou em comprar um imóvel no país.

“Naquele momento percebi uma oportunidade. Viajei com ela para Lisboa e percebi que esse público exige um nível de serviço superior. Portugal é um destino que se rejuvenesceu com os estrangeiros e, além de ser a porta de entrada para a Europa, é um país seguro e com excelente qualidade de vida”, explica Maia.
Ao mesmo tempo em que se interessam por imóveis prontos, os brasileiros também buscam imóveis para serem reformados ou passarem por pequenas intervenções, voltadas para a venda ou o aluguel para o público português. Além de buscar imóveis que atendam a todas as necessidades dos compradores, a imobiliária trabalha com parceiros que agilizam os trâmites e cuidam da administração dos imóveis. A empresa assume todas as burocracias e manutenções do imóvel, desde o pagamento de contas de água e luz até a gestão de aluguéis para quem busca renda no exterior. O serviço pode incluir, ainda, a declaração de imposto de renda e o registro de contratos de locação.
Apesar do endurecimento da legislação de imigração, um fator importante que atrai o investidor brasileiro para comprar um imóvel em Portugal é a facilidade de financiamento. Enquanto a taxa Selic está fixada em 15% ao ano, em janeiro de 2026, pelo Banco Central do Brasil (BC), em Portugal as taxas de juros variam entre 2,5% e 3%. Segundo o executivo, um bom apartamento de um quarto tem preço inicial em torno de 450 mil euros. Já um de quatro quartos custa entre 1 milhão e 1,5 milhão de euros.
O próximo mercado a ser trabalhado pela Maia International Properties é a Itália. Espanha e Grécia também aparecem no planejamento da empresa.
“O mercado está indo muito bem. Nosso tíquete médio subiu de 800 mil para 1,5 milhão de euros em 12 meses – entre 2024 e 2025. Somos uma empresa enxuta, mas oferecemos serviços diferenciados, como uma espécie de concierge, o que chama muita atenção dos clientes. Começamos a trabalhar na Itália, onde o padrão é um pouco mais alto, e estudamos a Grécia, que tem uma logística mais difícil, e a Espanha, que é um mercado mais fechado”, destaca o fundador da Maia International Properties.
Imóveis de luxo em Portugal
Quanto custa investir
• Apartamento de 1 quarto: a partir de 450 mil euros
• Apartamento de 4 quartos: entre 1 milhão e 1,5 milhão de euros
Diferença de juros
• Brasil: Selic de 15% ao ano (jan. 2026)
• Portugal: juros entre 2,5% e 3%
Perfil do cliente
• Brasileiros de alta renda
• Interesse em diversificação patrimonial
• Busca por renda com aluguel ou mudança de residência
Próximos mercados
• Itália (operação já em estudo)
• Espanha
• Grécia
Ouça a rádio de Minas