Negócios

Encontro no Diário do Comércio debate mudanças climáticas

Encontro será realizado dia 19, na sede da empresa, e terá dois eixos: resiliência das cidades e descarbonização
Encontro no Diário do Comércio debate mudanças climáticas
Crédito: Reprodução Adobe Stock

Organizada pela filial do Capitalismo Consciente em Minas Gerais, em parceria com o Diário do Comércio, a próxima edição do Café Consciente “Aliança Sustentável: Unindo Forças para a Emergência Climática”, acontece dia 19 de junho, no Hub Criativo Vão – espaço junto à sede do Diário do Comércio -, no bairro Nova Esperança (região Noroeste). O evento trará uma discussão sobre os efeitos das mudanças climáticas sobre as pessoas, principalmente as mais vulneráveis.

Inspirado no mês do Dia Mundial do Meio Ambiente e, infelizmente, impactado pelo extremo climático no Rio Grande do Sul, terá dois eixos: resiliência das cidades e descarbonização das empresas.

De acordo com a presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls, é crucial que os setores da sociedade se juntem na busca de soluções capazes de atender às novas demandas geradas pelas mudanças climáticas. Adriana Muls também é conselheira do Capitalismo Consciente em Minas Gerais.

Adriana Muls
Adriana Muls: a sustentabilidade dos negócios passa pela expansão da consciência das organizações | Crédito: Diário do Comércio / Arquivo

“Participamos do Capitalismo Consciente mesmo antes da fundação da filial Minas Gerais, justamente por acreditarmos na importância de se pensar novas formas de fazer negócio, trazendo um propósito maior, entendendo o impacto da atividade econômica sobre a sociedade e as diversas partes interessadas. A sustentabilidade dos negócios passa pela expansão de consciência das organizações. O evento vem para contribuir na disseminação desse conceito, trazendo orientação e oportunidade”, explica Adriana Muls.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O Café Consciente está diretamente ligado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13: “Ação contra a mudança global do clima – adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos”.

Na programação já estão confirmadas as participações da consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em ODS e coordenadora do GT Cidades Inteligentes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Grazi Carvalho; dos engenheiros da RHI Magnesita, Pedro Henrique Vasconcellos Apipe e Thalis Silva; do membro do SDSN/ONU e CEET/ONU, Renato Ciminelli; e da cientista Julia Espeschit.

“Convidamos a iniciativa privada para discutir o tema das mudanças climáticas, que é extremamente relevante, pela sua urgência, pela triste experiência que tivemos no Rio Grande do Sul e, nesse sentido, de expansão de consciência, convidamos para que as empresas entendam o seu papel no enfrentamento dessas questões primordiais para a sociedade e para essa nova economia. Entendemos que só conseguimos superar os desafios através do diálogo. A sociedade precisa conversar para encontrar caminhos que passam pela cooperação”, pontua a presidente do Diário do Comércio.

O Café Consciente está dentro das atividades do Movimento Minas 2032 (MM2032) – pela transformação global. Liderado pelo Diário do Comércio, o MM2032 propõe uma discussão sobre um modelo de produção duradouro e inclusivo, capaz de ser sustentável, e o estabelecimento de um padrão de consumo igualmente responsável, com base nos ODS, preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2015.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas