Franquias de Minas Gerais buscam candidatos na maior feira do mundo

Em meio a 440 franquias diferentes, marcas sediadas em Minas Gerais ou com origem no Estado disputam a atenção dos candidatos a franqueados durante a ABF Franchising Expo.
Redes como Arezzo&Co e Chiquinho Sorvetes, que foram fundadas no Estado e hoje têm seus CNPJs no Rio Grande do Sul e São Paulo, respectivamente; e outras como Kopenhagen e Brasil Cacau, por exemplo, que não são mineiras, mas têm unidades fabris em Extrema, no Sul de Minas, marcaram presença na ABF Franchising Expo.
Já na categoria mineiras de corpo e alma, os segmentos presentes foram variados. Entre eles, alimentação, saúde e bem-estar e serviços.
Entre as maiores franquias de Minas está a FarMelhor. Sediada em Passos, no Sul de Minas, a rede conta com mais de 360 unidades espalhadas pelo Brasil. De acordo com o CEO da FarMelhor, Renan Reis, a rede alcançou um crescimento superior ao seu segmento de atuação, aumentando em 21% seu faturamento no ano de 2023. Em 2024, pretende inaugurar mais de 40 lojas e converter outras 50 farmácias independentes.

“Costumo dizer que somos uma franquia ‘customizada’. Mais do que crescer exponencialmente, queremos ser capazes de proporcionar ao franqueado uma estrutura que seja eficiente para o seu perfil e da sua localidade. E, ao mesmo tempo, levar segurança e atenção ao cliente final. Quem vai a uma drogaria, via de regra, está passando, no mínimo, por algum desconforto. Essa pessoa precisa ser ouvida e, nisso, acho que o jeito mineiro de ser ajuda muito. As farmácias e drogarias estão se transformando em hubs de saúde, então é muito importante que a gente valorize a figura do farmacêutico, inclua outros profissionais de saúde quando for o perfil daquela unidade e tenha um time de atendentes muito bem treinado para fazer uma venda ética, que pense no cliente como uma pessoa que precisa ser acolhida e entendida e não apenas como um consumidor”, defende Reis.
Com sede em Belo Horizonte, a Só Multas – empresa especializada em soluções de infrações de trânsito – participa da ABF Expo pela primeira vez. Segundo o cofundador, Clayton Vitor, foram anunciadas novas funcionalidades durante o evento em São Paulo. Os investidores que visitam o estande da marca conheceram o novo modelo de microfranquias, com investimento inicial de R$ 19.990,00.

“A cultura da nossa marca é atender bem o cliente e podemos estar em cidades de qualquer porte, partindo desde um franqueado que vai trabalhar em home office, até quem vai ter uma loja com equipe. Ainda assim, não corremos o risco de termos franqueados concorrendo entre si porque existe uma demanda gerada e distribuída pela franqueadora”, pontua Clayton Vitor.
No setor de alimentação, a Jah – franquia de açaí, sorvetes e picolés -, também com sede e planta produtiva em Belo Horizonte, está pela segunda vez na ABF Expo. Presente em 14 estados brasileiros e com mais de 160 unidades em funcionamento, a Jah inovou com o Jah Coffee, inspirada no modelo store in store. O formato promete proporcionar aos consumidores uma experiência única ao combinar a oferta dos produtos já conhecidos do Jah à tradição das cafeterias. O investimento inicial para integrar o Jah Coffee ao portfólio de uma loja começa em R$ 121 mil.
O fundador da marca, Diego Dutra, levou o açaí para a sua cidade natal, Conselheiro Lafaiete (região Central), onde tudo começou.
“Fomos pioneiros no autoatendimento através de maquinário. O cliente tem autonomia da escolha do pote aos complementos. Desenvolvemos esse modelo de 2009 a 2014. Por meio de um franchising íntegro queremos levar a Jah para todo o Brasil. Estamos desenvolvendo formatos de negócios para conseguir alcançar as pequenas cidades, especialmente em Minas. O store in store é a nossa aposta pra isso”, explica Dutra.
Serviços mineiros para franquias
E até quem não é franquia, mas é de Minas, esteve na feira. A Seu Cliente Oculto – startup de customer experience (CX) – desenvolveu uma tecnologia que promete transformar a forma de como as avaliações de clientes ocultos são conduzidas e interpretadas, ampliando sua credibilidade e dando novos insights para as empresas.
Segundo o CEO e fundador da Seu Cliente Oculto, Bruno Vasconcelos, a IA criada pela marca coleta e analisa todas as respostas dos clientes ocultos, identificando as palavras mais frequentemente usadas e o contexto emocional por trás dessas interações.

“A plataforma agora pode transformar áudios em dados, fornecendo uma compreensão mais profunda do feedback do cliente. Temos entre os nossos clientes tanto franqueadoras como franqueados. Para o dono de uma ou poucas unidades, a tecnologia oferece o monitoramento da satisfação do consumidor. Já para a rede, pela própria massa de dados, ela oferece inteligência de mercado, trazendo informações em blocos e gerando diagnósticos”, explica Vasconcelos.
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