Programa da FCJ auxilia expansão global de startups e scale-ups

Transformar um negócio local em global por meio de uma rede internacional especializada e uma metodologia proprietária. Esse é o objetivo da mineira FCJ Venture Builder com o United by FCJ, uma plataforma de internacionalização de startups e scale-ups que a multinacional disponibilizou para o mercado, após cerca de três anos operando exclusivamente em um ecossistema próprio.
Nesse ambicioso programa que, embora já esteja disponível para inscrições no site oficial, será lançado globalmente em novembro, no Web Summit de Lisboa, e a FCJ atua como sócia operacional das companhias nas localidades de destino. A ideia é conduzi-las em todas as etapas de maturação até a conclusão do processo de transformação de uma empresa local para global.
Para facilitar esse processo de internacionalização, a multinacional, fundada em Belo Horizonte em 2013, dispõe de 11 escritórios em nove países, sendo dois nos Estados Unidos e dois em Portugal, além de um no Reino Unido, Israel, Finlândia, Alemanha, Paraguai, Chile e Brasil. A equipe à frente dessa operação é composta por três principais líderes estratégicos que ficam estabelecidos em Londres, em São Francisco – no Vale do Silício – e no próprio País.
“Uma das frases que uso é a seguinte: com a FCJ eu posso encurtar a sua jornada internacional tranquilamente em um terço ou um quarto do tempo, uma jornada de tentativa e erro que você levaria dois anos sem a equipe local, você fará em seis meses. Isso porque você terá uma equipe local, que fala o idioma local, que entende o mercado local, que já viu erros e acertos de outras empresas”, destaca o diretor de Expansão Global da FCJ, Bruno Montez Carpes.
Diferenciais do programa
Carpes lidera os trabalhos da United FCJ diretamente da Inglaterra e destaca que a nova plataforma da multinacional para internacionalizar startups e scale-ups conta com vários diferenciais. Um deles, segundo o diretor, é que o programa não funciona baseado no conceito de matchmaking, ou seja, a FCJ não une duas empresas e simplesmente dizem para elas fazerem negócios. A multinacional entra no quadro societário e se torna parte daquela companhia.
Outros diferenciais, conforme ele, é que toda a equipe envolvida no projeto tem experiência longeva no assunto expansão global, com mais de trinta anos conduzindo a internacionalização de empresas, e que a operação não é realizada a distância e, sim, com os escritórios locais.
Todos esses fatores são importantes nesse processo de ampliação da atuação de uma companhia no mercado internacional, mas para Carpes, a cereja do bolo do United by FCJ é o fato da multinacional dispor de uma ecossistema singular. De acordo com ele, são mais de 1.200 investidores, mais de 220 startups e mais de 150 profissionais dedicados somente para expandir companhias. Em outras palavras, a FCJ tem uma enorme rede de contatos e de relacionamento.
Cases de sucesso e quem pode participar do programa para startups e scale-ups
Esses diferenciais da nova plataforma da FCJ já resultaram em cases de sucesso ao longo do período em que funcionou somente em seu ecossistema próprio.
Conforme o diretor, uma empresa brasileira chamada Adere já está operando no Reino Unido há dois anos com uma tecnologia para detecção precoce de Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH). Outro exemplo, segundo ele, é a Adiau, que oferece soluções para transmissões de funerais ao vivo e já possui sede nos Estados Unidos e operações na Colômbia, México e Peru.
Para participar do United by FCJ, Carpes ressalta que as startups e scale-ups inscritas passam por uma avaliação para determinar se estão prontas para a internacionalização. É verificado se a companhia tem “musculatura”, equipe e estrutura necessárias e se o negócio tem a vocação para expandir globalmente. Ainda segundo o diretor, tanto empresas brasileiras que desejam ir para o mercado externo quanto companhias do exterior que possam atuar no Brasil podem se inscrever no programa.
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