Imtraff apura resultado recorde em 2020

Pelo menos 700 mil empresas encerraram as atividades no ano passado em função da crise econômica imposta pela pandemia de Covid-19. Na outra ponta, o cenário de incertezas também representou um momento propício para a reavaliação e ajustes internos e externos nas corporações.
Tendo a inovação e a adaptação constante como premissas, a Imtraff Consultoria em Engenharia e Mobilidade, sediada em Belo Horizonte, foi pouco impactada pela crise.
A empresa, especializada em soluções nas áreas de mobilidade, geoinformação, engenharia de tráfego e transporte, com 10 anos de operação, apurou resultados recordes em 2020. “Apesar da pandemia, foi o melhor ano da empresa em termos de resultados. Os números vieram principalmente dos contratos para monitoramento de rodovias, que permitiram a mudança de chave da empresa”, afirmou o diretor-geral da Imtraff, Frederico Rodrigues.
Assim, foi possível concluir 2020 com receita 27% acima do projetado e com saldo líquido 43% acima da meta estabelecida.
Projeções para 2021
Para este exercício, as expectativas também são promissoras, uma vez que a empresa ganhou duas licitações na Capital e também seguirá com o contrato iniciado em 2019 junto à Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) para o monitoramento de rodovias.
“Começamos o ano com o mesmo valor contratado em 2020, que foi o melhor da história da empresa. Então, imaginamos que 2021 será similar ou melhor. Além disso, para este exercício contaremos com a experiência de atuação em sete países, além do Brasil. Nesses 10 anos, pelo menos 40% do faturamento veio de trabalhos internacionais e preponderantemente do setor privado”, justificou.
Segundo Rodrigues, as transformações ocasionadas pelo período conturbado acabaram por gerar melhorias em processos da empresa e na cultura organizacional. “A capacidade de adaptação faz parte do nosso cotidiano. Isso já se mostrou com a crise iniciada no fim de 2014, que fez com que a empresa saísse da zona de conforto, expandindo suas áreas de atuação significativamente”, completou.
Para ele, os maiores desafios estabelecidos pelas incertezas trazidas pela pandemia relacionam-se ao aperfeiçoamento de práticas de otimização de recursos, às mudanças culturais e de gestão de pessoas durante a pandemia, e também à necessidade de avançar com a transformação digital da empresa de forma ainda mais rápida que o previsto.
A empresa optou, por exemplo, por fechar os escritórios físicos das filiais, mantendo as equipes do Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Porto Alegre em home office, assim como a equipe da sede em Belo Horizonte. De toda maneira, as contratações planejadas pela Imtraff para o ano de 2020 foram ampliadas, com crescimento de 32% no número de colaboradores.
Neste contexto, o período de home office serviu também para mudar o perfil de novas contratações. Iniciou-se, por exemplo, a contratação de funcionários de outros estados para trabalho 100% remoto, algo que não era prática da empresa. Atualmente, são 47 funcionários em seis estados diferentes.
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