Encantar para surpreender

A experiência do cliente, o chamado CX, do inglês Customer Experience, tem pautado reuniões e tendências nas pequenas e grandes empresas que entenderam que apenas vender o produto já não era o bastante. Com consumidores exigentes, além de uma mercadoria ou serviço satisfatório, o atendimento, a experiência com a empresa pré e pós-venda, se tornaram essenciais para o sucesso do negócio. Por isso, as palavras ‘encantar’ e ‘surpreender’ ganharam espaço nos negócios.
Para Carol Carsalade, ex-advogada e atual gestora e design de joias, as palavras ganharam propósito. Ela não queria apenas vender seus produtos, mas um negócio que conversasse mais com a essência do que ela é, que representasse o que ela pensa e o modo de vida que possui. Assim, a espiritualidade se tornou a alma da euIncanto, uma marca, principalmente, de joias de cerâmica esmaltadas, que entrega não só o produto, mas todo o encantamento e as experiências que a fundadora da marca busca proporcionar.
Se você apreciar as joias de Carol Carsalade expostas na loja parceira (Casa 89, no bairro Belvedere) talvez não sinta exatamente o que ela idealizou para o negócio, mas a parceria e compatibilidade de pensamentos com a proprietária da loja, Vânia Ximenes, já garantem ao cliente boa parte da sintonia que ela pretende transmitir.
A experiência completa é mais bem percebida pelo cliente que visita o ateliê da euIncanto no bairro Gutierrez, região Oeste de Belo Horizonte. Carol Carsalade atende individualmente com horário marcado, oferece mimos e uma experiência que ela considera única para os clientes. “É uma verdadeira terapia, transformador”, comenta.
Experiência baseia-se em rituais e espiritualidade
Quem compra uma “joia com alquimia”, como define a artista, leva no kit de experiência “uma caixinha de tesouros, com a joia, o perfume encantado, uma carta para você registrar sua experiência e uma sugestão de ritual para o primeiro uso”, explica Carol Carsalade. Ela conta que a intenção é mais que invocar, é fazer o cliente participar de forma que isso se torne uma experiência transformadora.

Ela explica que o perfume que acompanha a peça é exclusivo e elaborado com óleos essenciais e a fragrância acompanha o conceito da joia, o livreto onde a artista faz algumas perguntas e possui um QR Code que permite ao cliente chegar às instruções em vídeos gravados pela artista e um guia explicando todo o ritual que deve ser seguido para fazer o primeiro uso da peça. “No livreto eu faço algumas perguntas e dou ao cliente a oportunidade de criar outros laços sensoriais para que eles se conectem com essa força interna própria. Tenho clientes que me passam o feedback que se emocionam nesses rituais iniciais”, conta Carsalade.
Linha criativa e empreendedora era percebida na infância
As joias de Carol Carsalade são feitas com argila, pintadas e esmaltadas uma a uma à mão livre e finalizadas em um ourives. O negócio começou em 2021, quando ela desistiu de trabalhar em uma empresa da família, para realmente fazer o que queria.
“Eu desde cedo empreendia, mas nunca tinha conseguido me encontrar. Sempre queria inovar onde eu estava, investia em cursos, criava uma área diferente, buscava uma solução diferente. A euIncanto traduz quem eu sou, meus valores, o que eu gosto de fazer, o que eu gosto de falar”, comenta.
Ouça a rádio de Minas