Negócios

Indicador de confiança dos empresários apresenta melhora em Minas Gerais

Apesar do terceiro mês consecutivo de avanço, a confiança dos empresários da construção em Minas ainda não alcançou patamares que configuram otimismo. O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (Iceicon-MG) registrou 49,7 pontos em outubro, se aproximando da linha dos 50 pontos, que separa confiança da falta de confiança.

O indicador, divulgado ontem pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), aumentou 3,3 pontos em relação a setembro, quando estava na marca dos 46,4 pontos e diminuiu 3,4 pontos frente a outubro de 2017 (53,1 pontos). Em 2018, o índice acumula recuo de 1,6 ponto.

O crescimento em outubro pode ser explicado pelo indicador de expectativas, que sinaliza as perspectivas dos empresários para os próximos seis meses. O item também registrou aumento pelo terceiro mês seguido e ultrapassou a linha de 50 pontos, chegando aos 51 pontos em outubro. O resultado revelou otimismo dos empresários da construção, o que não acontecia desde abril deste ano.

O outro componente do Iceicon-MG, o índice de condições atuais, interrompeu uma sequência de três altas mensais do indicador e caiu 0,2 ponto entre setembro e outubro, ficando na marca dos 43,5 pontos. O índice recuou 2,9 pontos na comparação com outubro de 2017 e acumula queda de 2,2 pontos em 2018.

Na avaliação da gerente de estudos econômicos da Fiemg, Daniela Muniz, o resultado de outubro significa que a falta de confiança ainda existe, porém, está menos disseminada entre os empresários do setor. Segundo ela, o aumento mensal da confiança pode ser atribuído também ao resultado do primeiro turno das eleições.

Para o economista e coordenador sindical do Sinduscon-MG, Daniel Furletti, há uma tendência positiva de recuperação para o setor da construção civil. Ele também ressalta que a melhoria da confiança é confirmada pelo indicador de expectativas, que ficou acima de 50 pontos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas