Influenciadora mineira Anninha abre loja física em Contagem e atrai interesse de shoppings em BH

A influenciadora digital mineira Anna Clara Rios, que tem mais de 19 milhões de inscritos no YouTube e 1,2 milhão de seguidores no Instagram, expandiu recentemente sua presença do mundo digital para o varejo físico. Em dezembro, ela inaugurou o Studios Anninha no Só Marcas Outlet, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
A loja reúne um mix de produtos como tênis licenciado para confecção industrial em parceria com a One Flip, indústria de calçados de Nova Serrana, na região Centro-Oeste de Minas, além de mochilas, camisas, almofadas e a famosa “munhequeira”, que se esgotou com pouco tempo de vendas.

Tênis licenciado para confecção industrial em parceria com a One Flip, de Nova Lima (MG). Crédito: Iury Emanoel
O sucesso da iniciativa foi tão expressivo que a empreendedora já recebeu, de dezembro até o início de fevereiro, três propostas de shoppings centers para expandir o negócio na capital mineira.
A ideia de abrir uma loja física surgiu do desejo de tornar o mundo virtual mais tangível, conforme explica a influencer.
“É uma maneira de estar mais próxima do meu público, que são as crianças, e também proporcionar momentos legais com as famílias. É o que eu faço na internet que foi para a loja, e, nessa vertente, é um projeto pioneiro que considero um laboratório”, diz.
Ser youtuber ou influenciador digital vai muito além de apenas postar vídeos e interagir nas redes sociais. Atuar no segmento de marketing de influência exige dedicação, planejamento e estratégia, assim como qualquer outro negócio. Para Anninha, como é conhecida nas redes sociais, a ideia de que a profissão de influencer é algo banal ou fácil é um grande equívoco.
- Leia também: Quem quer ser um influencer? Conheça as vantagens e desafios da produção de conteúdo na internet
É verdade que muitos influenciadores digitais constroem verdadeiros impérios e se tornam empreendedores de sucesso. No entanto, essa visão pode criar uma falsa sensação de que o sucesso é rápido e fácil. Segundo ela, a realidade é que, como em qualquer empreendimento, o sucesso exige muito trabalho e constância.
“Sempre quis ser um modelo positivo para as crianças e provar para o mercado que nada do que fazemos é banal ou fácil demais. A produção de conteúdo é empreendorismo, e nós somos uma empresa, pois temos CNPJ, números e metas a cumprir”, diz.
Ela continua: “Há conteúdos que geram lucro, mas há também aqueles que geram prejuízos. Muita vezes temos que trabalhar 24 horas por dia, assim como também temos que ficar antenados com os assuntos a todo o instante”.
Expansão para Belo Horizonte prevê estúdio de gravação dentro de shopping
Em Contagem, a loja de 200 metros quadrados (m2), garante experiências multissensoriais para o público desde a entrada. Um jogo interativo de caça ao tesouro propõe encontrar informações de momentos de repercussão sobre a carreira de Anna Clara Rios em pistas que foram espalhadas por toda a loja.

Um dos momentos que mais ficaram marcados na memória dos seguidores e da própria influenciadora foi a ativação mais famosa: a colagem de 174 mil figurinhas em sua aeronave, e que também consta no jogo.
“São ações como esta que as pessoas podem encontrar na loja, onde também montamos um museu com vários objetos, fotos e premiações que recebi do YouTube”, pontua Anninha.
Para a expansão, a proposta é de que a próxima loja, prevista para Belo Horizonte, tenha um estúdio para gravações e interações em tempo real com o público, afirma a influenciadora.
“A gente espera já abrir essa segunda loja no próximo mês (março). Mas, estamos analisando as propostas de outros shoppings e a possibilidade também de criar uma loja itinerante que possa percorrer o Brasil, pois tenho seguidores que não têm como vir até Contagem. Então, a minha intenção é de, além da próxima loja física, ter essa versão de loja itinerante para irmos aonde os seguidores estão”, garante a influenciadora.

Embora tenha sido um desafio, pois foi planejada apenas dois meses antes do Natal, a operação no Só Marcas Outlet se consolidou como um sucesso, tendo a presença de pouco mais de 1 mil pessoas já no primeiro dia de funcionamento após o período de testes.
“Já teve criança me perguntando: ‘Você não era só na tela?’. Então, eu acho que a loja tem esse propósito de trazer as famílias do virtual, da gente se conectar e criar experiências”, conclui a influenciadora.
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