Negócios

Informações tributárias podem impulsionar Agenda ESG

Empresas nacionais que incluem informações tributárias nos relatórios são a minoria
Informações tributárias podem impulsionar Agenda ESG
Crédito: Adobe Stock

A transparência de informações tributárias em relatórios de sustentabilidade pode ajudar empresas no desenvolvimento de estratégias para fatores ambientais, sociais e de governança, que compõem a Agenda ESG.

Entretanto, levantamento da PwC Brasil mostra que 75% das empresas nacionais não realizam a publicação de informações tributárias nos relatórios de sustentabilidade. Ou seja, as companhias que fazem o registro são minoria.

O sócio e líder de consultoria tributária na PwC Brasil, Durval Portela, reforça a importância da transparência dos tributos nos relatórios empresariais. Segundo ele, essas informações podem “ser a maior contribuição de uma empresa para a sociedade”.

“É com eles que os governos se financiam para arcar com os custos de serviços e obras públicas”, diz.

Segundo o relatório, o primeiro passo para essa jornada é a realização de um diagnóstico, a partir de uma análise interna para construção de um mapa com objetivos a serem alcançados. Após a primeira etapa, a empresa deve criar estratégias a serem seguidas. Em seguida, é preciso fazer a construção dos modelos de estrutura e governança esperados, com a definição das políticas, riscos, controles internos e processos.

E o último passo será a implementação, quando a empresa vai estabelecer métricas e treinamentos para construir um histórico do seu progresso de transparência para entender como sua estratégia está alinhada às expectativas dos stakeholders.

*estagiário sob supervisão da edição

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas