Negócios

Inova inaugura o Centro de Reforma de Componentes

Empresa vai oferecer, no 1º CRC da marca na América Latina, melhores soluções de pós-vendas para os clientes
Inova inaugura o Centro de Reforma de Componentes
O CRC instalado em Contagem reduzirá os custos de reparação | Crédito: Leonardo Leão / Diário do Comércio

A rede de distribuição de máquinas Inova inaugurou, de forma oficial, o primeiro Centro de Reforma de Componentes (CRC) da John Deere na América Latina. O novo espaço de 515 metros quadrados, localizado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tem como objetivo expandir a oferta de soluções de pós-vendas e elevar o nível de atendimento aos clientes da região. O projeto busca reduzir em 25% o tempo de reparação e até 70% os seus custos. Já foram investidos mais de R$ 2 milhões na construção do CRC 

A previsão é de que esse centro de reformas atenda, inicialmente, os componentes da linha amarela, voltados para as áreas de construção e mineração, que responde por 90% do business; e, a partir do próximo ano, já estará preparado para os demais setores atendidos pela Inova, como agronegócio e pavimentação. Com o CRC, os clientes terão redução de custos e desperdício de tempo durante a reparação das máquinas.

“Muitas vezes era necessário realizar a troca completa de um componente, o que onerava bastante os custos totais de manutenção, além de aguardar a peça chegar. Agora com o CRC, o tempo de reparação será reduzido em 25%, pois a equipe contará com ferramentas e mecanismos que vão possibilitar que o problema seja identificado de maneira mais rápida e precisa e teremos casos que chegaremos a 70% de redução no custo de reparação, mantendo a qualidade e garantia que a peça nova proporciona”, afirma o diretor de pós-vendas da Inova, Eliel Bartels.

A rede Inova já investiu mais de R$ 2 milhões, até o momento, para o desenvolvimento do Centro de Reforma de Componentes na cidade de Contagem; outros R$ 5 milhões foram investidos na reforma do pátio, que ocupa uma área de quase 20.000 metros quadrados. Também foram contratados 25 colaboradores externos e mais de 300 horas de treinamento foram oferecidas para que esses colaboradores pudessem estar preparados para atender às novas demandas.

“Não importa qual seja a falha, o CRC está preparado para solucioná-la”, afirma Bartels. O diretor de pós-venda da Inova Máquinas também destacou que a expectativa é de que sejam reparadas 30 peças por mês, permitindo que os novos recursos e melhorias estejam ao alcance dos clientes.

Eliel Bartels conta que aproximadamente 8% do faturamento da venda e pós-venda de máquinas vêm da construção civil; 35% da mineração; 25% de pavimentação e construção de estradas e o restante é proveniente da agricultura, que inclui diversos tipos de segmentos. Ele ainda esclarece que o objetivo do CRC é de representar até 15% do faturamento do pós-venda.

“No Centro de Reforma de Componentes da Inova haverá também toda a tecnologia conectada e suporte oferecido pela John Deere. A inovação está no DNA da companhia, por isso, há um investimento contínuo, a fim de garantir que os clientes possam alcançar melhores resultados, fornecendo meios para tornar os reparos mais inteligentes e sustentáveis”, ressalta o gerente de Vendas da Divisão de Construção da John Deere Brasil, Thomas Spana.

O diretor de pós-vendas da Inova diz que a infraestrutura na matriz da distribuidora cresceu três vezes e, por consequência, gerou novos empregos e mais impostos arrecadados pelo município da Grande BH. Só no centro de reformas de componentes possui 250 funcionários. “Metade de toda a estrutura é dedicada ao serviço de pós-venda. Porque nós entendemos que é isso que faz com que nossos clientes sintam a importância e o impacto que essa marca tem dentro de sua operação”, destaca Bartels.

Serviços prestados

Nesse espaço de 515 metros quadrados os clientes terão acesso a serviços de desmontagem, inspeção, elaboração de relatórios técnicos, montagem e teste de performance para reparar os motores, eixos e transmissões das máquinas. A distribuidora da John Deere no Brasil também oferece atendimento personalizado para aqueles que possuem algum equipamento com problemas, nesse caso, um técnico será levado até o local para realizar um diagnóstico mais completo. O proprietário de uma máquina poderá escolher entre adquirir uma peça nova ou restaurar a que está danificada, com direito a uma garantia com o mesmo período de uma nova. Esse tipo de serviço permite que o cliente economize mais e reduza a quantidade de lixo gerada por essa ação.

Além disso, a John Deere conta com um sistema de telemetria que disponibiliza informações que podem ser analisadas a partir de uma central de operações, chamado JDLink™. Um dos benefícios desse sistema é o gerenciamento de dados, onde é capaz de prever possíveis problemas futuros e otimizar a manutenção das máquinas, reduzindo o tempo em que elas ficam paradas para os reparos.

Spana destaca que um dos motivos para que a empresa realize tais investimentos, mesmo durante alguns ciclos de baixa, são as grandes oportunidades observadas em nossa região, como por exemplo, no setor agrícola: “Estamos cada vez mais preparados para atender nossa região”, afirma. Ele também conta que um dos fatores que influenciaram na escolha de Contagem, e também de Minas Gerais, para ser a sede do primeiro CRC da John Deere na América Latina foi que essa região é caracterizada por uma intensa utilização de equipamentos, em termos de horas por ano. Além disso, o gerente disse que a expectativa do mercado para o próximo ano é de um crescimento de 4%, se comparado com 2021.

“O Grupo Inova e a John Deere confiam no mercado pujante – que de fato faz acontecer e modifica a realidade -, seja na construção ou na mineração, que são os grandes consumidores dessas maquinas”, declara Bartels.

Gabriel Manzan, gerente de pós-venda da John Deere Brasil, ressaltou que a fabricante investe US$ 6,7 bilhões por dia em tecnologia, por todo o planeta. Manzan diz que, baseado na estratégia adotada pela empresa, 88% das peças que os clientes necessitam ficam com a distribuidora e o restante fica localizado no centro de distribuição em Campinas (SP), próximo ao aeroporto de Viracopos e ao porto de Santos (SP). Ele destacou ainda que o cliente consegue retirar a peça que necessita em aproximadamente 24 horas. Já sobre a possibilidade de construir um novo CRC no Estado de Minas Gerais, Thomas Spana, declarou que não há necessidade, pois a sede em Contagem já atende a demanda atual.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas