Inscrições para o Founder Institute BH vão até dia 26

Sem tempo a perder, o ecossistema de inovação acelera em busca de ideias inovadoras e empreendedores ousados. O Founder Institute está com as inscrições abertas para o seu programa em Belo Horizonte até o dia 26 de julho.
Pela primeira vez todo on-line, o Founder Institute Belo Horizonte Virtual Winter 2020 se destina a três categorias de empreendedores: 1 – quem está na fase da ideia, ainda não tem time e pode ter um emprego formal; 2 – já tem uma equipe full time e está desenvolvendo um protótipo ou MVP e 3 – quem já tem uma startup early stage com clientes e faturamento inicial, mas ainda não captou investimento Seed (mais de R$ 500 mil).
Com sede no Vale do Silício, Califórnia (EUA), e presente em mais de 200 cidades em quatro continentes, o Founder Institute oferece aos empreendedores de grande potencial estrutura e processo para que possam construir suas empresas de alto impacto. Desde 2009, o programa do Founder já ajudou mais 4.300 empresas.
De acordo com a gerente de Novos Negócios e Parcerias da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e uma das mentoras do programa, Janayna Bhering, o Founder Institute recruta alguns dos CEOs e investidores mais importantes de Belo Horizonte para participar ativamente do programa, compartilhando conhecimentos e visões, trazendo experiências, treinamentos e excelentes feedbacks sobre cada negócio para que ele se valorize cada vez mais.
“O nosso processo de admissão é diferente das outras aceleradoras pois é 100% baseado em data science. Não avaliamos a ideia do empreendedor, pois acreditamos que se o empreendedor for bom, mas a ideia ruim, ele pode ‘pivotar’ até chegar no caminho certo, com ajuda dos mentores e da nossa metodologia. Avaliamos então através de um teste chamado DNA empreendedor, se o candidato tem potencial empreendedor e só aceitamos candidatos de alto potencial e isso é fundamental para o sucesso dos negócios que são construídos. Contribuímos desta forma inclusive para mudar a estatística brasileira aumentando as chances de um negócio prosperar. Nossos números comprovam que cerca de 75% dos negócios graduados apresentam sucesso e se mantém ativos contra número similar que acabava fechando antes de superar os desafios inerentes ao ‘vale da morte’”, afirma Janayna Bhering.
No programa, os empreendedores podem seguir um processo estruturado e focado em ajudar a chegar nos estágios de tração e investimento, com mentorias e feedbacks constantes.
Para ajudar o máximo de empreendedores possível em Minas Gerais, o Founder Institute também reduziu a taxa de matrícula do programa, lançou ferramentas internas para os founders marcarem mentorias virtuais diretamente com mentores da rede, e criou eventos extra semanais chamados AMAs (“Ask Me Anything”) para os participantes, direto com o time do Founder Institute do Silicon Valley.
“O último semestre serviu de teste pois começamos no modo presencial e tivemos que transitar rapidamente para o on-line logo na segunda semana. O Founder Institute já tinha uma grande experiência em rodar programas on-line, então nos deram todo o suporte necessário. O on-line tem algumas vantagens, pois nos permitiu convidar mentores de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Miami e Silicon Valley que se fosse o formato presencial não seria possível. Além disso, tivemos sessões extras direto com o Silicon Valley e também a nível nacional, além de mais mentorias individuais, o que ajudou muito os founders. No geral, a qualidade das sessões aumentou segundo a avaliação dos próprios founders”, explica.
Atração de negócios do interior – O novo formato deve, inclusive, ajudar para que mais startups do interior – que não mais vão precisar se deslocar para a Capital – participem, promovendo uma democratização do acesso ao programa. A pandemia trouxe modificações para a estruturação dos encontros, sem abrir mão da metodologia aplicada.
“O Founder Institute já estava presente de forma presencial em 14 cidades no Brasil e agora no modo virtual conseguimos atender remotamente o País inteiro. Nós da unidade de Belo Horizonte decidimos focar principalmente em Minas Gerais pois sabemos que têm muitas comunidades de startups espalhadas pelo Estado e normalmente não tem tanta oferta de programas de aceleração como em Belo Horizonte. Foram necessários alguns ajustes no formato, mas no final conseguimos entregar a mesma experiência ou até melhor com a possibilidade de participação de palestrantes e mentores de fora da cidade. As avaliações dos alunos no último semestre foram superiores às sessões presenciais. As entregas semanais já eram realizadas on-line e a metodologia é exatamente a mesma, que já usava uma ferramenta on-line, já validada nos vários países. Os empreendedores também tiveram que se adaptar pois neste momento, em função das limitações impostas pelo isolamento social, não é possível ir conversar cara a cara com o cliente, mas acreditamos que estas dificuldades formam founders mais fortes e aptos às novas oportunidades e mudanças que serão geradas nos hábitos de consumo dos potenciais clientes”, avalia a gerente de Novos Negócios e Parcerias da Fundep.
Todos os empreendedores aspirantes ou times de startups interessados podem se inscrever no Founder Institute “Belo Horizonte Virtual Winter 2020” no link , ou participar de algum dos eventos on-line do Instituto no site.
Ouça a rádio de Minas