Negócios

Instituições de EAD registram crescimento em MG

Instituições de EAD registram crescimento em MG
Para Penido, empreendedorismo é a chave para a retomada econômica em todos os setores | Crédito: Natalia Diniz

A pandemia do novo coronavírus pegou o mundo inteiro de surpresa e, de repente, todos precisaram se adaptar à nova realidade. Além da economia, um dos setores que mais sofreram o baque foi o da educação. Em diversas cidades – entre elas, Belo Horizonte -, as escolas fecharam suas portas para as aulas presenciais em março de 2020 e somente agora, mais de um ano depois, estão retomando suas atividades in loco.

Diante desse desafio, a saída foi investir no ensino a distância. Segundo dados da Unesco, 1,6 bilhão de crianças passaram a ter aulas on-line – seja no sistema híbrido ou em tempo integral – durante a pandemia, um total que representa 94% dos estudantes do mundo todo. Destes, 48 milhões vivem no Brasil.

De acordo com o diretor dos polos Centro, Venda Nova e Eldorado do Centro Universitário Internacional Uninter, Gustavo Penido, esse movimento de migração para o ensino on-line já era um movimento que vinha se desenvolvendo no Brasil. “A tendência de crescimento do ensino a distância (EAD) se confirma, a cada ano, na educação superior brasileira. Em 2019, 63,2% (10.395.600) das vagas ofertadas foram nessa modalidade, entre as 16.425.302 disponíveis para o nível de ensino, no total”, revela.

Os dados do Censo da Educação Superior de 2020, com números de 2019, comprovam essa tendência. De acordo com o documento, houve um aumento do número de ingressantes em instituições de ensino superior, entre 2018 e 2019, ocasionado, exclusivamente, pela modalidade a distância, que teve uma variação positiva de 15,9% entre esses anos. Já nos cursos presenciais houve um decréscimo de -1,5%.

Parte desse movimento se deve às diversas vantagens do EAD frente ao ensino presencial. Penido destaca, entre elas, as mensalidades com preços atrativos, o avanço da tecnologia de conectividade, os gastos menores com transporte, maior segurança e comodidade, além da flexibilidade de horários. “No EAD, assim como em muitas metodologias ativas, o aluno está no centro de sua jornada. Sendo assim, ele tem autonomia e capacidade para escolher como deseja seguir em sua rota de estudos”, pontua.

Com todas essas vantagens, a educação on-line acabou se tornando não somente uma alternativa, mas sim uma opção viável de investimento para as instituições de ensino. Prova disso é o aumento do faturamento e do número de alunos matriculados nos três polos da Uninter, mesmo durante o período de crise.

Segundo Penido, “na pandemia, observamos um aumento importante no número de alunos. Além disso, o mercado passou a acreditar mais no EAD, sendo essa a única opção nesse período”. Essa maior confiança, de acordo com o diretor, tem ligação com o fato de o diploma dos cursos on-line ter a mesma validade do presencial. “O aluno faz a mesma faculdade, com as mesmas matérias e as mesmas exigências por parte do MEC, não há nada que diferencie um diploma do outro”, explica.

Planos futuros – Diante desse novo cenário de oportunidades e com toda a estrutura para oferecer um ensino diferenciado para os alunos na modalidade on-line, Penido acredita que a tendência de crescimento se manterá mesmo com o fim da pandemia. “Planejamos um crescimento maior percentualmente, mas aos poucos, pois acreditamos que a retomada será lenta e gradual”, pontua o diretor.

Para que as expectativas se confirmem, Penido aposta na qualidade do trabalho e em novos investimentos em Minas Gerais. “Estamos sempre focados na excelência do ensino. Por isso, planejamos aumentar a parceria com o Centro Universitário, seja ofertando cursos de Saúde ou, ainda, na criação de mais algum polo que seja necessário”, revela.

TutorMundi amplia operações no Estado

A TutorMundi – plataforma de reforço escolar que conecta alunos dos ensinos fundamental II e médio aos melhores universitários do País – expandiu operações em Minas Gerais e firmou parcerias com importantes instituições do Estado, como o Colégio Marista, em Uberlândia, e o Olimpo, em Uberlândia e em Belo Horizonte. Com a missão de ajudar instituições de ensino e igualar o nível de aprendizagem de todos os alunos, a startup oferece atendimento para escolas de Belo Horizonte, Uberaba, Itajubá e Pouso Alegre e visa expandir para todo o Estado, a fim de atingir o maior número de escolas e estudantes possível.

“Minas Gerais é um dos estados que vem evoluindo bastante no Ideb, e percebemos os esforços de professores, gestores educacionais, pais e alunos em oferecer ferramentas para complementar a aprendizagem básica e fazer da região referência em educação”, comenta o CEO e fundador da TutorMundi, Raphael Coelho.

Fundada em 2016, pelo engenheiro de automação Raphael Coelho, a startup se tornou referência em tutoria on-line e durante a pandemia cresceu 520%. “A TutorMundi nasceu com o propósito de romper as barreiras que limitam o aprendizado dos estudantes da geração de nativos digitais”, explica Raphael Coelho. “Queremos oferecer um tutor para cada aluno e ajudá-lo em seu crescimento e desenvolvimento, enquanto estudante”, continua.

O sucesso da plataforma é atribuído a percepção de que o ensino tradicional está cada vez menos efetivo para as novas gerações com as transformações causadas pela pandemia. O ensino híbrido virou uma realidade sem volta e as escolas que querem se manter competitivas precisam oferecer um currículo inovador que atende o aluno em todos os momentos da sua jornada educacional: seja ela on-line ou offline, síncrona ou assíncrona.

Tira dúvidas – Após realizar o download do aplicativo em um celular, o aluno realiza um cadastro simples com informações básicas e, na sequência, seleciona a disciplina que tem dificuldade, como: português, matemática, física, química, história, inglês, entre outras. Feito isso, o estudante relata qual a dúvida e a TutorMundi o conecta a um tutor apto para ajudar. “O app foi desenvolvido para ser prático e de fácil manuseio, sem dificultar o contato do aluno com os dos tutores disponíveis em nossa base”, comenta Coelho.

Desde a sua fundação, a empresa já ajudou 75 mil estudantes e conta com mais de 2 mil tutores – estudantes das 50 melhores universidades de renome mundial – cadastrados em sua plataforma. “O atendimento é imediato, 80% das dúvidas são atendidas em cinco minutos ou menos”, continua.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas