Instituto Brain espera superar metas
Com um ano de operação recém-completado, o Brain – Instituto de Ciência e Tecnologia fundado pela Algar Telecom – chega à segunda metade do ano com perspectivas otimistas.
O centro deve superar a meta de 2018 e lançar seis produtos para o segmento corporativo, um a mais que o esperado para o ano. O primeiro produto, o SmartFi Pro, foi lançado no início deste mês e oferece uma rede de wifi inteligente para o varejo. Duas soluções de Internet das Coisas (IoT) e três softwares para pequenas e médias empresas também serão lançados até o fim do ano.
A diretora de Inovação e Operações do Brain, Zaima Milazzo, explica que o instituto foi criado como um “braço” independente de inovação da Algar Telecom, empresa de telecomunicação do Grupo Algar. “A criação de produtos disruptivos pressupõe teste e erro e, por isso, precisa de um ambiente mais flexível. O Brain foi criado dentro dessa perspectiva: o objetivo é desenvolver soluções e negócios B2B para a Algar Telecom, mas em um prazo mais longo”, explica a diretora.
Segundo ela, cerca de 60 pessoas trabalham no centro, que conta com parcerias com empresas e startups para o desenvolvimento das soluções. “Na prática, funciona assim: primeiro identificamos os problemas e as demandas dos clientes da Algar Telecom e, depois, buscamos parceiros que detêm a tecnologia certa para que, juntos, desenvolvamos a solução”, explica. Foi traçando esse caminho que a equipe do Brain chegou ao primeiro produto lançado comercialmente no início deste mês: o SmartFi Pro. A solução foi desenvolvida em parceria com a Cisco e a Zoox Smart Data.
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De acordo com a diretora, o produto traz inteligência para a rede de wifi do varejo e dos empreendimentos em geral. Além de ser de boa qualidade – o que evita o desgaste do empresário com clientes insatisfeitos –, a rede é segura do ponto de vista legal, uma vez que cumpre a legislação de identificar o usuário que está acessando a rede. “A identificação acontece porque o usuário precisa logar com e-mail ou rede social. Isso também facilita a logística do empresário, que não precisa ficar distribuindo senha de wifi para os clientes”, explica Zaima Milazzo.
Informações – Mas a principal inovação do produto está na possibilidade de coletar informações do usuário por meio da rede. Segundo a diretora, dados como sexo, idade e preferências do cliente podem ser facilmente colhidos em redes sociais. Além disso, por meio da rede, também é possível levantar informações como a quantidade de vezes que aquele cliente foi ao estabelecimento, os horários em que a loja fica mais cheia e até o lugar onde as pessoas mais sentam. “Tudo isso pode ser utilizado em uma série de ações de marketing”, destaca. O produto custa a partir de R$ 190 por mês.
A diretora não revela o valor investido na criação do SmartFi Pro, que levou oito meses para ser desenvolvido. Mas garante que o produto está ganhando a atenção dos empresários e, com menos de um mês de lançamento, já é utilizado por mais de 160 clientes. Zaima Milazzo afirma que outras duas soluções na área de IoT e três softwares para pequenas e médias empresas também estão sendo desenvolvidos no Brain e serão lançados ainda neste ano. O lançamento de seis produtos supera a meta do instituto, que era de cinco para o ano. A diretora afirma que a expectativa para os próximos anos é transformar o Brain em um centro gerador de negócios e não apenas de produtos.
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