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Instituto Crescer lança livro sobre inovação

Publicação colaborativa reúne textos de 17 profissionais da Educação de diferentes partes do País, de instituições públicas e particulares
Instituto Crescer lança livro sobre inovação
Crédito: Pexels

O Instituto Crescer – laboratório de criação e implementação de metodologias de impacto social para a educação e o fortalecimento de comunidades e pessoas – lançou “Crescer em Rede: inovação e tecnologia com propósito na Educação”. A publicação colaborativa, uma iniciativa do Instituto com o patrocínio da SM Educação, reúne textos de 17 profissionais da Educação de diferentes partes do País, de instituições públicas e particulares e contém relatos de práticas educacionais com o uso de tecnologias digitais.

A organizadora dos artigos é a diretora técnica do Instituto Crescer, Luciana Allan, doutora em Educação pela USP, autora de outros seis livros e que carrega uma trajetória de mais de 20 anos liderando projetos nacionais e internacionais à frente da organização, da qual foi co-fundadora. “Espero que os leitores encontrem inspiração e orientação para criar experiências educacionais inovadoras e mais conectadas aos interesses dos estudantes, colaborando para que, em um futuro próximo, eles sejam capazes de ter e perseguir seus sonhos”, sintetiza Luciana Allan.

Para a diretora, o livro não poderia ter um título mais apropriado. “Buscamos com essa publicação fazer uma curadoria de conteúdo para dar luz às práticas exitosas desses especialistas, que contribuíram para a formação e desenvolvimento de seus alunos e alunas por meio da utilização de tecnologias digitais disponíveis no ambiente escolar”, complementa.

O livro “Crescer em Rede: inovação e tecnologia com propósito na Educação” está organizado em cinco grandes temas: tecnologias emergentes; personalização do ensino; aprendizado online; avaliação e feedback e competências socioemocionais. Essa divisão foi pensada para tornar a leitura mais dinâmica, interseccionando experiências educacionais sob diferentes pontos de vista, trazendo à tona não só os aspectos que levaram ao seu sucesso, mas também os obstáculos que os especialistas vivenciaram na implementação e ideias de como superá-los em futuras oportunidades.

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Um diferencial dessa publicação em relação a outras coletâneas de artigos sobre Educação é a presença de imagens de registro que ilustram os casos reais de aplicação de atividades pedagógicas, assim como a descrição – passo a passo – da prática. O objetivo é contribuir e possibilitar que o educador que está lendo também se sinta encorajado a propor processos similares em suas próprias realidades de trabalho, tudo para superar aquele que talvez seja hoje o maior desafio dentro da sala de aula – seja ela virtual ou real: criar ambientes favoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento humano.

Responsável pelo prefácio do livro, Zilda Kessel, doutora em Educação pela PUC/SP e mestre em Ciência da Informação pela ECA/USP, explica que a coletânea de textos tem duas marcas fundamentais. “Uma delas é a diversidade: estamos diante de situações diversificadas no que tange segmento da escolaridade, número de alunos, contexto de aprendizagem (educação formal e não formal), grau de inovação e de maturidade das propostas. Algumas podem ser consideradas experiências iniciais, outras já passaram pelo crivo da reflexão conceitual e da ratificação acadêmica”, diz.

A outra marca, prossegue Zilda Kessel, que une todos os relatos, é a criatividade. “A inquietude que mobiliza o desejo de mudança e a busca pelo novo, capazes de criar envolvimento e significado para educadores e seus alunos. E é essa marca que atesta a potência dos educadores-autores: a leitura sensível do contexto em que atuam e a busca incessante por soluções inovadoras”, acrescenta.

Como parceiro técnico de grandes empresas do país, o Instituto Crescer atua na formação docente, qualificação profissional e no desenvolvimento comunitário, estando o lançamento de mais essa obra alinhado com a visão de impacto e os objetivos estratégicos definidos pela organização. Somente em 2023, o Instituto impactou 136 mil pessoas direta ou indiretamente por meio de seus 14 projetos, que alcançaram 2,9 mil escolas, estando presentes em 1.936 municípios do Brasil em 27 Estados da federação.

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