Instituto Federal e Alcoa fecham parceria no Sul de Minas para estudos em parque ambiental

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) firmou uma parceria com a Alcoa Poços de Caldas, companhia do ramo de bauxita, alumina e alumínio, para a utilização do laboratório do Parque Ambiental da empresa. O objetivo é desenvolver pesquisas de campo nas áreas de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPNs) que são de propriedade da companhia.
O parque ambiental que será o objeto de estudo da instituição de ensino abrange a RPPN Retiro Branco e a RPPN Morro das Árvores. Com o monitoramento dessas áreas ao longo dos anos, foram identificadas mais de 250 espécies de flora, resultado que indica a manutenção da biodiversidade na região.
O diretor da Alcoa Poços de Caldas, Fábio Martins, afirma que o relacionamento entre a empresa e o IF Sul de Minas é de longa data. Segundo ele, esta é a quarta parceria realizada nos últimos anos, que contribui para a formação dos estudantes locais.
“A possibilidade de podermos contribuir com o desenvolvimento de pesquisas e na formação de profissionais mais qualificados é muito gratificante, em especial, com o Instituto Federal, com quem temos construído uma relação benéfica para ambos os lados, reforçando a importância da parceria público-privada”, destacou.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O reitor do IF Sul de Minas, Cleber Avila Barbosa, também celebra a parceria, e destaca a oportunidade para os alunos da instituição em termos de aprendizado prático.
“É uma alegria poder celebrar esta parceria com a Alcoa, uma oportunidade única para os alunos explorarem e estudarem a biodiversidade presente no local, realizando atividades práticas e interdisciplinares que contribuirão para seu desenvolvimento acadêmico e profissional e a conservação e a sustentabilidade ambiental”, ressaltou.
Mão de obra qualificada
Segundo o diretor do campus de Poços de Caldas, Rafael Neves, essa parceria é fundamental para a infraestrutura da instituição, além de beneficiar o município de Poços de Caldas com a mão de obra qualificada que será formada.
“As pesquisas vão envolver educação ambiental, desenvolvimento de métodos e análises de novas espécies em áreas de reflorestamento e de mata nativa para os nossos alunos dos cursos de Gestão Ambiental, Geografia e Ciências Biológicas, por meio de trabalhos de conclusão de curso e pesquisas científicas, por exemplo”, observa
Outros projetos
Os outros três projetos em parceria da empresa com o Instituto foram:
- a pesquisa de alunos na RPPN Morro das Árvores para o trabalho “Ecologia da Vegetação de Campos de Altitude no Planalto de Poços de Caldas (MG)”;
- o “Monitoramento das fitocenoses remanescentes de Mata Atlântica em propriedade da Alcoa”;
- a “Implantação de corredores ecológicos em Poços de Caldas e região”, este também firmado no início deste ano.
Ouça a rádio de Minas