Negócios

Instituto Federal do Triângulo Mineiro lança curso de Tecnologia Cervejeira em Uberaba

Curso é gratuito e pretende fomentar a formação de novos profissionais para o desenvolvimento regional do setor
Instituto Federal do Triângulo Mineiro lança curso de Tecnologia Cervejeira em Uberaba
O curso, gratuito e com carga horária de 200 horas, é voltado para pessoas com ensino médio completo e idade mínima de 18 anos. Crédito: IFTM/Divulgação

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) acaba de implementar a oferta de um curso voltado para a formação inicial e continuada em Tecnologia Cervejeira, no campus situado em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Segundo a instituição de ensino, a proposta do curso é de qualificar profissionais para o crescente mercado cervejeiro de Minas.

O curso, gratuito e com carga horária de 200 horas, é voltado para pessoas com ensino médio completo e idade mínima de 18 anos. A grade curricular inclui microbiologia e higienização na indústria cervejeira, qualidade das matérias-primas, processos de produção, controle de qualidade, análise sensorial e desenvolvimento de receitas.

“O mercado cervejeiro está em constante evolução, e a capacitação profissional é essencial para acompanhar novas tendências, aprimorar técnicas e garantir a qualidade do produto”, destaca o Gerente Geral da fábrica de Uberaba do Grupo Petrópolis, Everaldo Miranda. A empresa tem fomentado o lançamento do novo curso em parceria firmada com a instituição de ensino para a formação dos novos acadêmicos.

O coordenador do curso no IFTM, José Humberto de Oliveira, afirma que a formação preenche uma lacuna no mercado local. “Estou muito contente em lançar este curso, que é o primeiro programa desenvolvido pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro do campus de Uberaba.”

Tecnólogos poderão ocupar cargos na indústria cervejeira

Ao completar o curso, os participantes estarão aptos a desempenhar diversas funções na produção cervejeira, utilizando conhecimentos teóricos e práticos para monitorar processos produtivos. A formação também visa expandir as oportunidades de atuação no setor, incentivando a criação de novas receitas e empreendimentos vinculados ao mercado cervejeiro.

Uma das estudantes matriculadas no curso é a bacharel em Administração Pública, Corina Angélica dos Santos. Ela viu na formação uma possibilidade de reingresso ao mercado de trabalho. “Estou fora do mercado há 15 anos, por opção, para me dedicar à criação das minhas filhas”, diz.

Ela acrescenta: “Quando soube do curso, fiquei motivada a fazer para tentar voltar ao mercado, especialmente na indústria. Sei que será desafiador, pois sou de outra área, mas tenho muita força de vontade. Mesmo que não atue diretamente com isso, só o conhecimento já vale muito pra mim”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas