Negócios

Inter apresenta soluções voltadas para o varejo na Superminas 2024

A companhia mineira está em seu segundo ano como patrocinadora do evento e atuará como banco oficial da feira
Inter apresenta soluções voltadas para o varejo na Superminas 2024
Companhia mineira Inter&Co é patrocinadora da Superminas 2024. Foto: Inter / Divulgação

A companhia mineira Inter&Co está expandindo a atuação no mercado varejista, tendo como clientes negócios de diversos tamanhos. O Inter Empresas, braço voltado para pessoas jurídicas (PJs), tem mais de 2 milhões de clientes e 9,5% de share no mercado. Com o objetivo de apresentar os novos produtos e condições oferecidas para o setor supermercadista, o Inter está mais uma vez marcando presença na Superminas Food Show 2024, evento realizado pela Associação Mineira de Supermercados (Amis). Esta é a segunda edição consecutiva em que a empresa atua como patrocinadora oficial.

Recentemente, o Inter adquiriu, por completo, a empresa de pagamentos Granito, que foi rebatizada de Inter Pag. Vale lembrar que a companhia já tinha o controle de 50% da marca e, agora, obteve a outra metade do negócio.

O head de varejo do Inter Empresas, Diogo Ruas Santos, explica que, após a aquisição do Inter Pag, a companhia mineira pretende entrar com ainda mais intensidade no varejo de rua por meio das maquininhas de cartão.

“Nós optamos por fazer esse lançamento dessa tecnologia do mercado de TEF, que é o mais utilizado pela maioria dos varejistas, durante a feira Superminas”, declara.

O head de varejo do Inter Empresas, Diogo Ruas Santos. Foto: Inter / Divulgação
O head de varejo do Inter Empresas, Diogo Ruas Santos. Foto: Inter / Divulgação

Ele também ressalta que a maquininha Inter Pag representa mais um passo em direção à estratégia da empresa focada no apoio ao crescimento do comércio e do varejo.

“Estamos preparados para atender não só o varejo brasileiro, mas também toda a sua cadeia produtiva de fornecedores com serviços financeiros estruturados como a cobrança bancária integrada por APIs e arquivos”, afirma.

Ruas aponta para o preparo da instituição para atender de forma digital e física, com advisors do varejo e do atacado, a fim de levar consultoria para as empresas deste setor.

Ele também destaca o fato de o Inter ser o banco oficial da Superminas, oferecendo produtos e serviços que atendam às demandas dos associados da Amis; como taxas diferenciadas para as máquinas de cartão, produtos de relacionamento, dentre outros. No entanto, ele ressalta que a feira será apenas o início dessa parceria.

“Nós celebramos junto à Amis uma parceria em que nós seremos o banco responsável por atender todos os supermercados no exercício 2024-2025. Ou seja, nós vamos entrar com uma série de condições, produtos e serviços para atender esse segmento apoiado e amparado pela associação”, pontua.

De acordo com Ruas, o Inter possui 33,3 milhões de clientes, sendo que 2 milhões são pessoas jurídicas. Segundo ele, esse grupo possui grande representatividade tanto na taxa de ativação média – que, no caso dos clientes PJ está em torno de 80% contra cerca de 50% entre as pessoas físicas – quanto na vinculação e fidelidade proporcionada por estes clientes.

O head de varejo ainda destaca o fato de o mercado varejista de alimentação está presente em todos os municípios, com empresas de diferentes portes. “É um segmento em que nós conseguimos trazer para dentro do Inter todas as camadas da sociedade. Além de diferentes tipos de empreendedores, sejam eles pequenos, médios ou grandes”, completa.

Maquininhas de cartão da Inter Pag.
Foto: DIÁRIO DO COMÉRCIO / Leonardo Leão

Jeito Inter de fazer negócios

De acordo com Ruas, o Inter não tem como foco negócios com retorno financeiro a curto prazo. Ele ainda destaca que, além da geração de novos negócios, a Superminas também poderá oferecer a oportunidade de a empresa de se firmar como uma instituição financeira que atende o mercado de varejo alimentício.

“Além disso, nós somos uma empresa de tecnologia e esperamos, com este evento, lançar algumas tecnologias que nós não tínhamos na antiga Granito e passamos a ter no Iter Pag, como o nosso smart POS e o nosso sistema TEF”, disse.

O head de varejo completa apontando que, enquanto o Inter saiu do ambiente exclusivamente digital para o físico, o Inter Pag está saindo do ambiente físico para o digital. “Esse é o grande marco que nós estamos trazendo para o evento”, declara.

O Inter é um ecossistema que atua nas frentes de banking, investimentos, crédito, seguros e remessas internacionais, além contar com um programa próprio de pontos, o Inter Loop, e um shopping que reúne os melhores varejistas do Brasil e dos Estados Unidos. A empresa tem índice de eficiência de 47.9%, carteira de crédito bruta de R$ 35,7 bilhões, patrimônio líquido de R$ 8,6 bilhões e ativos totais de R$ 66,5 bilhões.

Os empreendedores clientes do Inter Empresas tem acesso à conta gratuita, Pix ilimitado, TEDs e boletos gratuitos, entre outros serviços essenciais para o funcionamento de qualquer empresa. Bem como serviços não-financeiros, como o Shopping, programa de benefícios, investimentos no Brasil e no exterior, seguros e cashback.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas