Interior promete um Natal cheio de mineiridade para atrair turistas

As tradições de Natal estão cada vez mais impregnadas de mineiridade no interior do Estado. Prefeituras de diferentes regiões de Minas estão investindo em programações especiais desde o início de dezembro. As cidades prometem um espetáculo de luz e cor. E Papai Noel está convidado a comemorar o nascimento do Menino Jesus comendo pão de queijo e tomando um bom cafezinho.
No Vale do Jequitinhonha, o “Santa Fé – Diamantina Natalina”, transforma a cidade de Chica da Silva em um verdadeiro espetáculo de luzes, música, teatro e mineiridade. Com direito a show de drones, apresentações de dança e cinema na praça, Diamantina não renunciou a um dos seus maiores símbolos: a apresentação da Vesperata com o tema “Natalrata Concert”.
Para o secretário de Turismo de Diamantina, Ricardo Luiz, o Natal é uma oportunidade de mostrar os valores e os atrativos da cidade de uma maneira diferente para moradores e turistas.
“O Natal em Diamantina é mais do que uma festividade; é um momento em que unimos nossa comunidade, atraímos visitantes e impulsionamos a economia local. Estamos comprometidos em oferecer uma programação diversificada que valoriza nossa cultura e fortalece nosso turismo. Entre os destaques da programação estão o Concerto de Natal na Igreja São Francisco de Assis, a Cantata de Natal na Basílica Sagrado Coração de Jesus e o Carnatal na Rua da Quitanda”, afirma Luiz.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A programação de Natal de Ouro Preto, na região Central, vai até o dia 22, misturando cultura e fé, com tradições ancestrais das Folias de Reis, Pastorinhas, corais, bandas civis com mais de 90 anos em atividade, cortejos natalinos e até uma pitada do Carnaval, com a apresentação do bloco Zé Pereira do Club dos Lacaios, o mais antigo em atividade do Brasil. A expectativa é que 90 mil turistas passem pela cidade para conhecer o Natal da antiga Vila Rica.
Outro ponto de destaque é a projeção mapeada na fachada da Igreja São Francisco de Assis todas as sextas e sábados. A Igreja de São Francisco de Assis é considerada uma das obras-primas do barroco brasileiro, além de ser uma das maiores realizações do Aleijadinho (1730-1814).
De acordo com Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, o objetivo é que este período aqueça ainda mais a economia local.
“Ouro Preto teve uma baixa no turismo neste período do ano, porque normalmente as pessoas não visitam a cidade em dezembro. Faz três anos que estamos com um grande evento de Natal que tem atraído muitos turistas. Por isso, temos ainda apoio do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (Pade), que tem como objetivo tirar a dependência que a cidade tem da mineração”, explica Felipe Guerra.
Em Araxá, no Alto Paranaíba, o projeto de decoração teve orçamento de R$ 1,8 milhão. A Praça Governador Valadares se transformou em um cenário de Natal, com destaque para um carrossel iluminado e gratuito, feito para divertir as crianças.
De acordo com o prefeito Robson Magela, a decoração de Natal de 2024 é uma grande atração para turistas e araxaenses.
“Essa iniciativa é uma verdadeira oportunidade para movimentar a cidade e aquecer nossa economia durante as festas de fim de ano. Com a decoração, queremos criar um ambiente acolhedor e encantador, onde as famílias possam aproveitar o espírito natalino, admirar cada detalhe e vivenciar momentos especiais”, destaca Magela.
Desde o dia 5 de dezembro, Mariana, também na região Central, se ilumina com o Projeto Natal de Luz, que inclui uma programação diversa e gratuita que acontece principalmente na Praça Gomes Freire, no Centro Histórico.

Segundo o secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer de Mariana, Gustavo Leite, a temática do Natal de 2024 busca provocar um encontro entre histórias e encantos, tendo o próprio cidadão de Mariana como personagem principal de uma aventura de final de ano.
“Aqui nós temos um ato de comunhão que transcende as barreiras individuais e torna-se um grande projeto que mistura a energia calorosa do Natal e a celebração da vida. Isso está estampado nos sorrisos verdadeiros e nos olhares iluminados do público que vem até a Praça Gomes Freire, demais praças e ruas históricas da cidade, para nos prestigiar, principalmente na programação cultural do Jardim”, salienta Leite.
Já no Sul de Minas, São Lourenço celebra as águas que deram fama mundial à cidade. A 7ª edição do Natal das Águas, se estende até o dia 6 de janeiro de 2025. Com uma extensa programação cultural, rica e diversificada, a festa promete atrair visitantes celebrando a cultura mineira. As atividades acontecem no Parque das Águas, Praça João Lage, Igreja Matriz e Praça da Estação.
Ao longo de todo período festivo, acontece em paralelo, dentro do Parque das Águas, a ação Floresta Iluminada, que conta com um concurso de decoração de árvores de Natal. Mais de 100 empresários estão participando, mostrando a identidade de suas empresas por meio da decoração personalizada dos pinheiros natalinos. O evento está arrecadando alimentos na entrada do parque, que serão doados a entidades sociais da cidade.
Segundo o presidente do São Lourenço Convention & Visitors Bureau, Gustavo Faria, a 7ª edição do Natal das Águas é uma oportunidade para celebrar a cultura mineira e promover a cidade como um destino turístico vibrante.
“Estamos prontos para receber visitantes de todas as partes, proporcionando experiências memoráveis e promovendo a alegria do Natal. Além de movimentar a economia local, eventos como este reforçam os laços da comunidade, unindo moradores, empresariado, instituições, poder público e turistas em um espírito de festa e união”, completa Faria.
Ouça a rádio de Minas