Negócios

Internet das coisas ganha fórum exclusivo no Inatel

O evento, no dia 9 de abril, é promovido pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc), Ker Innovation e Inatel
Internet das coisas ganha fórum exclusivo no Inatel
Foto: Diário do Comércio/Leonardo Morais

Descrita de maneira geral como a rede de objetos físicos incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet, a internet das coisas (IoT) já está presente no nosso cotidiano através dos sistemas de iluminação pública inteligentes, de sensores industriais e de sistemas de automação no varejo, por exemplo. 

E é para falar desse conjunto de tecnologias que permitem que os objetos gerem e troquem dados que está em plena evolução, que acontece a primeira edição do IoT Practices, no campus do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (Sul de Minas).

O evento, no dia 9 de abril, é promovido pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc), Ker Innovation e Inatel, a iniciativa conta com o apoio do Centro de Competência Embrapii Inatel em Redes 5G e 6G – xGMobile.

De acordo com o fundador e conselheiro da Ker Innovation, Mauro Carrusca, o Fórum é um evento de abrangência nacional, planejado para ocorrer periodicamente em diferentes cidades do Brasil. Após a primeira edição em Santa Rita do Sapucaí, as próximas estão previstas para Uberlândia (Triângulo Mineiro), Montes Claros (Norte de Minas) e Recife (PE), em parceria com instituições locais. O objetivo é consolidar um espaço contínuo de discussão sobre as melhores práticas para o desenvolvimento da Internet das Coisas no País.

“A ideia é mostrar para a sociedade e para as empresas o que é a IoT em termos práticos. Como ela pode melhorar, por exemplo, o agro baixando o preço para o consumidor melhorando os processos produtivos. Como pode impulsionar a saúde dando mais acesso ao automatizar os processos hospitalares. Tornar as cidades inteligentes, melhorando o trânsito, controlando a iluminação pública. A IoT é fundamental para a inteligência artificial (IA) porque ela gera muitos dados. No Fórum, os painéis vão mostrar casos práticos. As edições serão sempre dentro de um centro educacional de referência. O segmento de tecnologia está sofrendo muito com a falta de mão de obra e precisamos despertar os jovens estudantes para a área”, explica Carrusca.

O encontro faz parte da programação da Semana de Telecomunicações do Inatel. Os painéis tratarão os temas:

  • Cidades inteligentes;
  • Agronegócio – IoT impulsionando a produtividade no agro;
  • Evolução da IoT: visões políticas, investimentos e diretrizes para o avanço do setor.

Além das palestras:

  • IoT Cases – como a internet das coisas está presente o no cotidiano;
  • Economia de Dados e Data Spaces

E a apresentação do xGMobile – Centro de Competência Embrapii Inatel de Redes em 5G e 6G.

A expectativa é de 150 participações presenciais e quem não puder estar presente pode acessar a transmissão simultânea via internet. As inscrições gratuitas podem ser feitas no link https://lnkd.in/ddC2CrQb.

“A inovação não é simples adoção de tecnologia. Acreditamos em uma cultura de inovação que transforme as pessoas para que elas, sim, impulsionem os negócios. A internet das coisas está e estará cada vez mais dentro do nosso cotidiano e ela pode gerar soluções para problemas reais e graves em todos os segmentos econômicos e da sociedade”, completa o fundador da Ker Innovation.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas