InvestBH vai fomentar ambiente de negócios

Criada como uma entidade do Terceiro Setor, em junho, a InvestBH tem como objetivo atrair e fomentar investimentos para Belo Horizonte. A ideia é, de forma autônoma e metodológica, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do território por meio de ações voltadas à promoção de investimentos e à diversificação produtiva com a consequente melhoria do ambiente de negócios.
A primeira reunião de trabalho foi realizada entre a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), a TSX Invest (Unidade de Negócio do TSX Group, responsável pela estruturação de Agências Privadas de Promoção de Investimentos); e os stakeholders da InvestBH.
O programa busca realizar o potencial da Capital como um vetor de desenvolvimento para Minas Gerais e sua estruturação veio formalizar as relações institucionais de colaboração e cooperação entre as principais entidades do Estado.
A Agência vai atuar no fomento do ambiente de negócios da capital mineira, com foco no fortalecimento de atividades que já são referência na cidade como comércio, serviços, turismo, saúde e inovação.
De acordo com o presidente da CDL-BH, Marcelo Souza e Silva, embora o campo de atuação do Invest BH seja a Capital, os trabalhos e os resultados devem alcançar também as cidades da região metropolitana, especialmente as que são limítrofes com Belo Horizonte.
“Precisamos de todos os setores se movimentando. A CDL-BH é uma indutora dessa iniciativa. Nosso interesse é atrair investimento e criar condições para que esses novos investimentos e os que já existem tenham um melhor ambiente de negócios. Queremos que empresas já estabelecidas nos ajudem a criar uma melhor condição de se desenvolver, compartilhando suas experiências”, explica Souza e Silva.
Segundo o CEO da TSX Investe e do TSX Group, Paulo Eduardo Pinto, para criar a InvestBH será preciso avaliar a maturidade e o engajamento institucional do setor produtivo da Capital e seu entorno. Para isso, pelo menos mais três reuniões serão realizadas até meados de novembro. A expectativa é de que a agência esteja em pleno funcionamento já no início de 2023.
“Fazemos o planejamento estratégico de ações para criar um ambiente favorável à proliferação e aceleração de negócios entre as empresas ou instituições contratantes e seus stakeholders diretos e indiretos. Pelo tamanho e importância da economia da capital mineira acreditamos que a cidade já está em um nível avançado de maturidade e engajamento. A metodologia conduz a estrutura do ativo para a diversificação econômica. Fazemos um trabalho que vai além da atração de investimentos a despeito dos entraves culturais. É um compartilhamento de valores em que outorgamos às pessoas um conhecimento compartilhado”, afirma Pinto.
Ouça a rádio de Minas