Investimentos em publicidade batem R$ 36,7 bilhões no primeiro semestre

Caminhado lado a lado com o momento econômico da sociedade, os investimentos em publicidade apresentaram recuperação no primeiro semestre de 2023.
Levantamento da Kantar IBOPE Media, mostra um aumento de 10% na compra de mídia, totalizando R$ 36,7 bilhões nos primeiros seis meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022.
O resultado positivo foi influenciado, principalmente, pelo fim oficial das emergências sanitárias e pela volta de megaeventos, como o Carnaval de rua.
Os números fazem parte da edição de setembro do Data Stories, conteúdo temático produzido pela Kantar IBOPE Media.
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Com o tema “Campanha no ar: Parciais de 2023 sinalizam crescimento da publicidade”, o objetivo é trazer um raio-x da indústria publicitária no primeiro semestre deste ano e, assim, auxiliar no planejamento das marcas para as próximas datas comerciais.
O retorno das atividades presenciais impulsionou os setores ligados ao deslocamento e à exposição, que foram os destaques em investimentos no período.
Nesse contexto, os dados apontam que os segmentos que mais cresceram entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período de 2023 foram automotivo (52%), bebidas (42%) e beleza (34%).
Entre as plataformas, o levantamento mostra que o vídeo contemplou mais da metade da verba de mídia. No intervalo pesquisado, 55% do investimento foi aplicado no formato vídeo em cinema, canais digitais e TV aberta ou paga.
De olho na Black Friday
Importante data comercial do calendário no segundo semestre, a Black Friday deste ano acontece no dia 24 de novembro.
Segundo o Data Stories, da Kantar IBOPE Media, no ano passado, as categorias que mais apostaram em publicidade foram Lojas de Departamento (US$ 577 mil), Mídia e Conteúdo Digital (US$ 449 mil) e Marketplaces (US$ 287 mil). O investimento do Varejo de Telefonia, por sua vez, cresceu 506% apenas entre outubro e novembro.
Do ponto de vista do consumidor, as decisões de compra estão cada vez mais complexas, pois a jornada passa por múltiplos pontos de contato, fontes de informação e razões para comprar ou não.
Nesse sentido, a pesquisa aponta que preço (58%), entrega rápida (34%) e facilidade de encontrar produtos (27%) são as variáveis mais consideradas pelos consumidores.
Sobre os meios de pagamento, o levantamento mostra que os consumidores preferem usar cartão de crédito na hora de finalizar os pedidos. O método foi usado por 49% dos clientes na última Black Friday. Boleto bancário (21%) e pagamentos virtuais (13%) aparecem na sequência.
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