ISF Consultoria prevê crescimento de 30% em 2026 com tecnologia e aporte do BDMG
Direcionar negócios para que eles nasçam, cresçam, ou até mesmo encerrem suas atividades parece ser uma tarefa simples, mas nem sempre é. Nesse cenário entram as consultorias, que ajudam a trilhar caminhos, metas e aonde se quer chegar. É o caso da ISF Consultoria Empresarial, que trabalha para nortear empreendimentos. Em busca de crescimento, a empresa mineira buscou um aporte via Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), pois a meta é crescer em 30% o faturamento em 2026. O recurso está sendo utilizado para melhorias estruturais, o que pode garantir competitividade no mercado.
Leia mais: Financiamentos em inovação superam R$ 300 milhões pelo segundo ano e consolidam novo patamar no BDMG
O crédito do BDMG permitiu que a ISF Consultoria Empresarial, que é uma empresa de pequeno porte, investisse na evolução dos seus sistemas de soluções digitais, ferramentas essenciais para o trabalho que desenvolve.
“Esse crédito do BDMG potencializou a instrumentalização da ISF. Entre as melhorias, destaque para um salto estrutural, com investimentos em tecnologia de ponta, em hardware, equipamentos rápidos. Também houve integração de sistemas, atualizações com inteligência artificial. Isso favorece um double check (checagem dupla), nos dando segurança para transmitir as soluções. A inteligência artificial não toma hoje as decisões por nós, mas ela endossa a decisão”, explica o sócio da ISF, Marcelo Batista de Castro.
Modelo de negócio focado em resultados
A “obsessão” da ISF é achar um caminho para os negócios de seus clientes. Por isso, a realização de diagnósticos e predições por meio de análises de dados estão entre as principais soluções. Desse trabalho de filtragem e direcionamento, a sequência serviço se pauta nos seguintes pontos:
- Proposição de ações de redução de custos e captura de oportunidades;
- Desenvolvimento de estratégias para captação de recursos;
- Gestão de dívidas e suporte nas negociações com instituições financeiras;
- Elaboração de valuation e realização de due dilligence em processos de M&A;
- Colaboração com as equipes jurídicas para assegurar a preparação precisa e oportuna de documentos legais, contratos e registros regulatórios.
“A ISF é uma consultoria voltada para a tecnologia. E com a tecnologia podemos fazer análises além dos demonstrativos financeiros. Isso permite que a gente entenda qual é a realidade na qual o cliente está inserido. Esse contexto pode apontar para uma mudança de direção, ou para uma otimização de processos, para redução de custos, ou para um reperfilamento do endividamento. Até mesmo para uma possível venda e encerramento. É isso que nós fazemos. Ajudamos os clientes a tomarem decisões rápidas para essas questões que são complexas”, pontua Marcelo.
Os resultados já vieram
Marcelo Batista de Castro conta que as melhorias implementadas após a contratação do crédito no fim de 2025 já geram resultados, como a ampliação da carteira de clientes, a otimização de processos, além de maior agilidade nos serviços.
Assim, a consultoria pode amplificar suas especialidades, como fazer de forma mais precisa uma análise de dados, mapear tendências de mercado, identificar oportunidades de captação de recursos, encontrar caminhos para a redução de custos, entre outras estratégias de crescimento para os clientes.
“Nosso maior objetivo em 2026 é ser referência regional em soluções rápidas para questões complexas, com foco nas médias empresas. A partir dos investimentos, fechamos novas parcerias com instituições financeiras e empresas de tecnologia, o que potencializou o alcance e a efetividade das nossas ferramentas”, conclui Castro.
Ouça a rádio de Minas