Iveco e Senai lançam escola de qualificação profissional

Instalado há 25 anos em Sete Lagoas, na região Central do Estado, o maior centro industrial do Iveco Group abriga agora a Escola Iveco de Formação Profissional, em parceria com a unidade de Sete Lagoas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG).
Os cursos oferecidos incluem formação para a execução de atividades industriais específicas e treinamentos em comportamentos e habilidades humanas, como capacidade de relacionamento e trabalho integrado.
A Escola Iveco pretende contribuir qualificando e preparando profissionais para que se destaquem no concorrido mercado de trabalho, cada dia mais exigente. A meta para 2022 é formar até 500 alunos. Mas a iniciativa terá capacidade para formar até 1.000 alunos por ano. Parte dos formandos será aproveitada pela empresa em futuras admissões. Atualmente este índice está em 40%.
As capacitações ofertadas vão suprir as necessidades de grupo e também de empresas parceiras e outras da cidade e região. O objetivo, segundo o presidente da Iveco para América Latina, Marcio Querichelli, é formar pessoas com competências técnicas e comportamentais relevantes para a comunidade.
“Esse é um evento dedicado a lançar a nossa primeira turma formada exclusivamente por mulheres. Estou muito orgulhoso dessa iniciativa. É um projeto muito especial porque impacta diretamente o que mais desejamos para a nossa sociedade. A Escola Iveco é uma iniciativa que promove a estratégia de ESG da nossa empresa e se relaciona diretamente com a política global da companhia na direção da sustentabilidade, de atingir os objetivos de diversidade, entre outros. Reforçamos aqui o nosso compromisso com o pilar social e o nosso relacionamento com a comunidade”, afirma Querichelli.
A Iveco também irá atuar, por meio de treinamentos, no aperfeiçoamento do trabalho executado pelo próprio time e pela rede de concessionários, qualificando, de ponta a ponta, o serviço prestado ao cliente. Será a Iveco Academy.
“Em breve, levaremos mais formação e qualificação da nossa rede de concessionários, com novos cursos que irão moldar o profissional do futuro. Assim, atuaremos lapidando técnicos e executivos capazes de atender nossos clientes para os quais reservamos todo o nosso foco, com a introdução de novas tecnologias e métodos. Com isso, vamos ligar toda a cadeia de produção à assistência técnica, com cada vez mais oferta de cursos e treinamentos”, explica o presidente da Iveco para América Latina.
“O avanço tecnológico requer uma inclusão digital dos profissionais da nossa rede para prestar um excelente atendimento aos clientes. Não adianta evoluir os produtos sem que as pessoas evoluam também. No final, são elas que fazem a diferença, são a marca na frente do cliente. Esse trabalho da Iveco Academy vem para profissionalizar os times das concessionárias e também o nosso porque ambos precisam evoluir para sempre atender bem ao cliente”, acrescenta o diretor de Desenvolvimento da Rede da Iveco na América Latina, Marcelo Assis.


O prefeito de Sete Lagoas, Duílio de Castro Faria, destaca a importância da educação para o desenvolvimento econômico e social da cidade que desponta como uma das mais importantes do Estado.
“Não existe um caminho para o desenvolvimento pessoal e comunitário fora da educação. Quando a Iveco forma profissionais não só para ela, vemos a responsabilidade social da empresa”, sublinha Faria.
E para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, a primeira turma exclusiva de mulheres a ser formada pela Escola Iveco é uma iniciativa que deve ser replicada por outras indústrias mineiras.
“Essa iniciativa da Escola Iveco vai ajudar a alavancar a participação das mulheres nas nossas indústrias. As mulheres já estão presentes, porém ainda podemos avançar e essa turma exclusiva é uma ação pioneira da Iveco que espero que seja espelhada por outras indústrias. A mão de obra feminina é de muita importância para o setor e muitas vezes muito superior à dos homens”, destaca Roscoe.
Ouça a rádio de Minas