Negócios

Iveco encerra 2024 com alta nos emplacamentos

Montadora acelera crescimento no segmento de veículos pesados, impulsionada por demandas do agronegócio e e-commerce, enquanto reforça recursos em tecnologia e sustentabilidade
Iveco encerra 2024 com alta nos emplacamentos
Crédito: Adobe Stock

Com portfólio diversificado e capaz de atender a diversos mercados, a Iveco, marca do Iveco Group N.V., encerrou 2024 com alta de 7,7% nos emplacamentos de veículos a partir de 3,5 toneladas, quando comparado com 2023. Para seguir registrando resultados positivos, a montadora mantém investimentos constantes nos lançamentos, buscando atender à demanda do mercado. Além disso, está em andamento o projeto de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, com um aporte de R$ 510 milhões entre 2024 e 2028.

De acordo com o diretor de Marketing da Iveco para a América Latina, Carlos Fraga, a alta registrada em 2024 teve como destaque a demanda vinda, principalmente, do agronegócio e do e-commerce e também ao diversificado portfólio, capaz de atender diversos segmentos. 

“A alta nos emplacamentos da Iveco em 2024 pode ser atribuída a diversos fatores, incluindo o crescimento da demanda nos setores de agronegócio e e-commerce. Nosso portfólio está preparado para atender a esses e outros setores, como o da construção civil, que também demandaram uma grande quantidade de caminhões. Esse resultado reflete nossa capacidade de inovação e adaptação às necessidades do mercado, consolidando ainda mais nossa posição de destaque no setor de transporte de cargas”.

Emplacamentos em alta

Conforme os dados da Iveco, com crescimento de 7,7% nos emplacamentos, a montadora liderou no segmento de Leves chassi-cabine e no Programa Caminho da Escola. A Iveco também encerrou 2024 com avanço em Ônibus e Pesados.

No segmento de Leves chassi-cabine, a linha Daily alcançou 41% de participação de mercado em 2024. Esse desempenho representa um crescimento de 35% em volume e alta de 6,2 pontos percentuais em participação de mercado em relação ao ano anterior. O Daily completa 47 anos em 2025.

“A principal vantagem da linha Daily é a alta versatilidade e capacidade de adaptação às diferentes necessidades do transporte de cargas. Destaque para o modelo elétrico eDaily, que mantém a robustez do Daily e contribui para a descarbonização do transporte urbano de cargas”, disse Fraga.

Entre os caminhões Pesados, a Iveco destaca a performance da linha S-Way, que registrou um crescimento de 17% nas vendas no segmento. Atualmente, o modelo está entre os 10 mais vendidos no Brasil, com mais de 200 unidades emplacadas em janeiro. 

Ônibus

Já na linha de chassis para ônibus, a montadora registrou avanço de 11,5% em participação. A linha Daily Minibus teve crescimento acima do mercado, com aumento de 20% nas vendas. No Programa Caminho da Escola do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Iveco BUS cresceu em 56% a participação no segmento de Micro-Ônibus. 

Após os bons resultados em 2024, a expectativa para 2025 é positiva e a projeção é manter o crescimento no mercado. Para isso, há investimentos para manter o portfólio diversificado e lançamentos. 

“Temos em nosso radar o lançamento de uma versão da linha Daily, o furgão de 4,5 toneladas. Em 2025, a Iveco continuará focada no crescimento do mercado, mantendo um portfólio diversificado, com destaque para os modelos movidos por propulsão alternativa, como o eDaily, o Tector NG e o S-Way NG”.

Iveco projeta lançamentos

Conforme Fraga, além dos lançamentos, a marca seguirá focada em inovações tecnológicas, incluindo soluções de conectividade, como o Iveco Seu, software que customiza a performance do motor conforme a missão específica de cada cliente.

“A automação e a inteligência artificial terão um papel crescente na otimização da operação dos caminhões, com ênfase na redução de custos operacionais, além de melhorias na segurança e no desempenho. A Iveco também investirá em Pesquisa e Desenvolvimento, com um aporte de R$ 510 milhões entre 2024 e 2028”.

O aporte visa o desenvolvimento de produtos e tecnologias com foco em propulsão alternativa e na localização de peças e componentes. O objetivo é impulsionar a Iveco na jornada pela descarbonização, meta global da empresa. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas