Iveco registra crescimento de 11% na venda de caminhões

Com fábrica instalada em Sete Lagoas, na região Central do Estado, a Iveco, marca do Iveco Group, vive seu melhor momento desde a chegada ao Brasil, em 1997. Enquanto o setor nacional apurou retração de 3% no emplacamento de caminhões no ano passado, a companhia registrou crescimento de 11% em relação a 2021. Com o desempenho, a montadora encerrou 2022 com a maior participação de mercado dos últimos dez anos no País, alcançando a marca de 9,3%.
Embora não detalhe os números de fabricação, apenas em dezembro, a montadora vendeu mais de 2 mil caminhões. E os ganhos não param por aí. A companhia alcançou outros recordes no ano que passou. Nas categorias de veículos médios e semipesados, a Iveco chegou à maior participação de mercado da história – 10,6% e 10,3% respectivamente. Entre os leves (chassi-cabine), a marca manteve a liderança de forma absoluta com 40,4% de market share.
Os dados foram divulgados pela própria companhia, que atribui o resultado positivo aos recentes investimentos realizados no aprimoramento do portfólio de produtos, incluindo veículos leves e extrapesados movidos a combustíveis alternativos, bem como a gama de prestação de serviços. A empresa se refere ao novo ciclo de investimento no valor de R$ 1 bilhão destinado à América Latina, previsto para ocorrer até 2025, que teve início em 2021.
Ao detalhar o plano em fevereiro do ano passado, a montadora informou que o aporte é destinado para o desenvolvimento de novos produtos, como a linha Euro VI, e serviços (programas com foco em Costumer Experience, novo plano de treinamento de pós-venda na rede de concessionários, ampliação da linha Nexpro – linha de peças testadas e homologadas pela montadora, entre outros), continuidade da expansão da rede de atendimento, nacionalização/localização no fornecimento de peças e componentes, incremento nos processos produtivos e contratações.
“Celebramos com muita satisfação o crescimento sustentável da Iveco, montadora full liner que mais cresce no Brasil. Isso é consequência do trabalho de uma equipe que, dia a dia, faz a nossa marca conquistar cada vez mais espaço no mercado. Os números demonstram que estamos no caminho certo para proporcionar rentabilidade e o melhor custo de operação para o cliente”, destaca o diretor Comercial da Iveco, Ricardo Barion.
Além do crescimento de 11% no ano passado, a companhia registrou avanço de 70% em 2021 em relação ao ano anterior. Já em 2020, a Iveco teve desempenho 30% maior na comparação anual e foi a montadora que mais cresceu no mercado brasileiro durante o período.
“Estamos colhendo os frutos de importantes investimentos que temos realizado sistematicamente em nossos produtos, serviços e na rede de atendimento, que tem sido um dos pilares desse avanço da Iveco na América Latina”, ressalta Barion.
Conforme ele, para esse ano, a meta é manter o crescimento sustentável da marca no País, impulsionado pelo novo extrapesado, o S-Way, recentemente lançado na Fenatran e já bem aceito pelo mercado.
Sete Lagoas
No complexo industrial localizado em Sete Lagoas são desenvolvidos, produzidos e testados veículos comerciais, veículos para o transporte de passageiros e veículos de defesa.
A estrutura da marca no Brasil conta também com o Centro de Desenvolvimento de Produto (CDP), o primeiro da montadora fora da Europa. O campo de provas é composto por uma pista de alta velocidade, do tipo oval, com 1.650 metros de extensão, onde são feitos testes para simular situações reais, como por exemplo, mudança de faixa em alta velocidade.
Além disso, exemplo mundial de eficiência, pelo seu alto nível de flexibilidade produtiva, a planta fabril mineira foi totalmente planejada a partir dos conceitos do World Class Manufacturing (WCM), que busca uma metodologia focada em princípios e técnicas de gestão com zero desperdício.
Ouça a rádio de Minas